Rosa Monteiro, atual secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, desloca-se a Lagoa para entregar a Maria do Céu Cunha Rêgo o Prémio Maria Barroso, a que está associado o valor de 30 mil euros. A sessão pública terá lugar no Convento de S. José pelas 18:00h de dia 27 de março de 2019.

Maria do Céu Cunha Rêgo é a distinguida nesta primeira edição do Prémio Maria Barroso, pelo “seu relevante contributo no desempenho da sua atividade profissional e cívica no domínio da igualdade de género”.

Do vasto percurso da galardoada, o júri deste Prémio destacou “a forte influência na introdução na agenda nacional e europeia das matérias associadas à conciliação trabalho/família e vida privada”.

Maria do Céu Cunha Rêgo nasceu em Elvas, em 1950, e formou-se em direito em 1973. Foi secretária de estado para a igualdade no Governo de António Guterres. Foi presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, vice-presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, membro do conselho de administração do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Mantém atualmente uma participação ativa ao nível da academia e da vida pública em geral.

A cerimónia contará também com apontamentos musicais por Carla Pontes (soprano) e Gonçalo Pescada (acordeão),  Helena Madeira (harpa), ARTIS 21, e por apontamento teatral pelo ator João Pedro Correia.

 

Por: CM Lagoa