O edifício dos Paços do Concelho, em São Brás de Alportel vai iluminar-se de azul no dia 2 de abril, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Com este gesto simbólico, pretende o município associar-se ao movimento “Light It Up Blue”/ “Iluminar de Azul”, que tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para a problemática do autismo.

Este movimento lançado pela Autismo Speaks e dinamizado em Portugal pela Associação Vencer o Autismo, convida entidades públicas, empresas e a população a associar-se um ação coletiva, bastando para o efeito que no dia 2 de abril se vista roupa azul, se coloque nas redes sociais a cor azul com a frase ““Azul para brilhar, uma luz sobre o autismo” ou se iluminem os edifícios com esta cor.

A Vencer o Autismo é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão reduzir o estigma negativo que ainda existe em torno do Autismo, para que este seja melhor compreendido e aceite na comunidade. A associação disponibiliza aos cuidadores de pessoas com autismo ferramentas e estratégias que permitem a evolução positiva das crianças e jovens que acompanham e tem um impacto nacional, através das palestras e workshops que realiza, tendo já chegado a mais de 40.000 pessoas.  Pelo nono ano consecutivo, a Vencer Autismo dinamiza várias iniciativas ao longo do mês de Abril para a divulgação e consciencialização do autismo.

No município de São Brás de Alportel, sendo a inclusão uma matéria de primeira prioridade, este desafio foi aceite com muito entusiamo.

A partir de dia 2, e durante todo o mês de abril, o edifício sede da Câmara Municipal de São Brás de Alportel irradiará uma luz azul que pretende iluminar a esperança da construção de uma comunidade cada vez mais inclusiva onde todos possam ter verdadeiramente iguais direitos e oportunidades.

Sendo abril simultaneamente o mês adotado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens para a sensibilização da prevenção dos maus tratos, a iluminação cumprirá também a missão de sensibilizar a comunidade para um exercício mais ativo na promoção dos direitos das crianças e jovens e da Parentalidade positiva.

 

Por: C.M. de São Brás de Alportel