O Grande Prémio Portimão Cidade Europeia do Desporto, conjunto de duas provas a disputar nos dias 6 e 7 de abril, marcará o arranque da primeira edição da Taça Nacional de Esperanças, troféu que junta no mesmo pelotão os corredores sub-23 e juniores.

A competição faz parte do conjunto de atividades com que Portimão assinalará o Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra a 6 de abril e de onde se destaca o direto que o programa “Aqui Portugal” da RTP fará a partir da zona ribeirinha da cidade. De resto, está previsto que as primeiras pedaladas deste Grande Prémio, por volta das 15h00, tenham cobertura televisiva.

A etapa irá ligar a zona ribeirinha de Portimão a Alvor, através de um sinuoso percurso de 114,2 quilómetros, com a marca “ondulada” da orografia que caracteriza a região algarvia. Prevê-se que os primeiros ciclistas concluam o trajeto cerca das 18h00, depois de passarem por localidades como Estômbar, Paderne, S. Bartolomeu de Messines e Silves.

Quanto à corrida de domingo, 7 de abril, começa às 10h00 da zona ribeirinha de Portimão, terminando na Mexilhoeira Grande cerca das 12h45, após 109,9 quilómetros de extensão. O perfil orográfico é semelhante ao da véspera, também com passagens por Estômbar e Silves, mas a chegada, num topo exigente, poderá retirar da discussão alguns sprinters mais puros.

AUMENTAR COMPETITIVIDADE

A Taça Nacional de Esperanças é uma competição de regularidade criada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em 2019, com o intuito de proporcionar mais dias de competição aos sub-23 das equipas de clube e de, em simultâneo, permitir aos juniores integrar um pelotão com um maior grau de exigência. Apesar de as duas categorias correrem em conjunto, haverá classificações gerais separadas para sub-23 e juniores.

Além do GP Portimão Cidade Europeia do Desporto, a Taça Nacional de Esperanças contará com mais duas corridas, as quais terão lugar nos dias 10 e 11 de agosto, respetivamente, na Murtosa e na Curia.

Como consequência destas duas provas, integradas no programa de Portimão  - Cidade Europeia do Desporto 2019, haverá alguns condicionamentos de trânsito, devidamente assinalados pelas autoridades, os quais deverão ser respeitados pelos automobilistas.

No que toca às partidas, ambas são iguais, podendo o respetivo condicionamento de trânsito ser consultado aqui:

https://ridewithgps.com/routes/29616618

Relativamente à chegada a Alvor no dia 6, o trânsito será cortado entre a Rotunda da Penina e a Rua da Torralta, conforme se indica aqui:

https://ridewithgps.com/routes/29616631

Devido à chegada na Mexilhoeira Grande a 7 de abril, o trânsito será cortado entre a Rotunda da Mexilhoeira Grande (EN125) e a Rua C (edifício da Junta de Freguesia), conforme se pode conferir aqui:

https://ridewithgps.com/routes/29616650

 

Por: CM Portimão