O largo de São Pedro, em Faro, foi reaberto ao público no passado dia 31 de Março, após completa requalificação.

A obra vem dar uma nova centralidade à zona, libertando a área em frente à Igreja de São Pedro de trânsito automóvel. Os trabalhos representaram um investimento do Município de cerca de 60 mil euros, acrescidos de IVA e vêm conferir ao monumento uma proteção e um enquadramento urbanístico de que indubitavelmente carecia, através da criação de uma praça exterior como prolongamento do templo, retirando o trânsito que se encaminhava para o largo Catarina Eufémia e rua Baptista Lopes. Por seu lado, a harmonização dos trânsitos pedonal e automóvel, com “cota zero”, privilegiará o bem-estar, devolvendo o espaço ao peão, com um cuidado particular com os cidadãos de mobilidade reduzida.

Já no âmbito da estratégia de desenvolvimento tecnológico da autarquia, foram ainda instaladas infraestruturas que permitirão a colocação num futuro próximo de equipamentos que farão a gestão centralizada da iluminação pública, da videovigilância, de internet sem fios e dos fluxos de trânsito.

Na oportunidade, a Fagar realizou também trabalhos importantes na zona, procedendo à substituição das antigas condutas de abastecimento de água, em fibrocimento e com mais de 60 anos, por condutas modernas de poliatileno de alta densidade, dando assim continuidade aos trabalhos de reabilitação de condutas que esta empresa municipal tem vindo a desenvolver desde 2015. O investimento da Fagar nesta intervenção foi de cerca 55 mil euros e contemplou ainda a contentorização subterrânea.

No seguimento da estratégia de revitalização dos centros da cidade, serão em breve anunciados novos projetos de requalificação, previstos para a praça Ferreira de Almeida e para o largo do Pé da Cruz..

 

Por: CM Faro