Estão apurados os alunos do Algarve para a fase final do 13º Concurso Nacional de Leitura, a ter lugar a 25 de maio, em Braga. Dos 16 alunos a concurso ficaram apurados oito, sendo que dois deles são de Albufeira. Após uma tarde animada no Auditório Municipal de Albufeira, conduzida pela cantora Filipa Sousa, todos foram agraciados com ofertas do Município.

Teve lugar no Auditório Municipal de Albufeira, no passado dia 2, a Fase Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. Albufeira acolheu 76 alunos do 1º ciclo ao ensino secundário, representantes de 10 concelhos do Algarve: Alcoutim, Albufeira, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, Tavira e Vila Real de Stº António.

Dos 16 que foram à Prova de Palco ficaram apurados para a Fase Nacional, a decorrer em Braga, a 25 de maio, os seguintes alunos: do 1º ciclo, Daniel Alves da EB1 Ferradeira (1º classificado, do concelho de Faro) e Riana Pereira da EB Horta do Carmo (2ª classificada, concelho de Tavira); do 2º ciclo ficaram apurados como 1º classificado, Maria Inês Lima da EB2, 3 Padre Cabanita (concelho de Loulé) e, como 2º classificado, Dana Pérez, da Escola Infante D. Fernando de VN de Cacela (concelho de Vila Real de Santo António). Quanto aos alunos do 3ª ciclo, os apurados foram, em 1º lugar, Lia Silva, da EB2,3 do Montenegro (concelho de Faro) e em 2º, Henrique Monteiro, da EB Integrada de Paderne (concelho de Albufeira). Os alunos do ensino secundário que já têm lugar na final, são, como 1º classificado, Lourenço Albuquerque da Escola Secundária de Loulé, e João Bazelga, da Escola Básica e Secundária de Albufeira (2º classificado).

Esta Fase Intermunicipal pautou-se por um grande espírito de apoio aos alunos, com sala cheia de jovens estudantes, professores e pais, e bastante animada. Com apresentação da cantora de Albufeira Filipa Sousa, a tarde contou ainda com momentos culturais: o jovem Fábio Vernuccio, aluno da EBSA - Escola Básica e Secundária de Albufeira, interpretou duas peças de violino e Luísa Monteiro leu “Apontamento” de Álvaro de Campos.

O júri foi constituído pelo encenador e ator da ACTA, Luís Vicente, pela coordenadora da Biblioteca da UALG Salomé Horta e pela escritora e encenadora, Luísa Monteiro. Na entrega dos prémios estiveram Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Ana Pífaro, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Albufeira e por parte da  DGLAB, o sub-diretor, Luís Santos e ainda Rosa Domingues.

No final desta tarde de leitura, todos os participantes foram agraciadas com diversas ofertas do Município, nomeadamente, brindes, livros e publicações.

Refira-se que esta iniciativa cabe ao Plano Nacional de Leitura em colaboração com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e consta de duas provas: uma escrita que apura os que passam à prova seguinte, oral, chamada Prova de Palco, na qual os alunos lêem um poema e apresentam um livro.

 

Por: CM Albufeira