Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis reuniu-se em Portimão com a missão de continuar a implementar e desenvolver Cidades Saudáveis

Portimão, como membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e integrada na iniciativa “Abril, mês da saúde”, foi n0 passado dia 5 de abril a cidade anfitriã para uma Reunião Intermunicipal, tendo juntado à mesma mesa cerca de setenta políticos e técnicos representantes dos 57 municípios de norte a sul do país que compõem esta associação que tem como principal  missão apoiar a divulgação e implementação e desenvolvimento de Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis desenvolve a sua intervenção tendo por base o apoio e a promoção a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde.

No contexto da Reunião da Assembleia Intermunicipal foi apresentado o mais recente projeto desta Associação de Municípios denominado "Atlas de Saúde da RPMS". O interesse da RPMS em obter os serviços especializados por parte da Universidade de Coimbra, a fim de elaborar um Atlas de Saúde, que tem como objetivo caracterizar o estado de saúde da população e dos seus determinantes nos municípios da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. Pretende-se com este trabalho criar uma plataforma web, com dados georreferenciados e atualizáveis ao longo dos anos, que se constitua como ferramenta de suporte à elaboração do Perfil de Saúde Municipal e da Carta de Saúde Municipal e definição e priorização de políticas com potencial de promover a saúde.

O  Município de Portimão aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis a 20 de abril de 2017 sendo que, desde de dezembro de 2017, é também parceiro informal do Observatório Regional da Segurança Alimentar do Algarve.

Abril, mês da Saúde

Sob o mote “Nutrição, Desporto e Saúde” e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto,  o Município dinamiza durante o mês de abril várias atividades com vista a dar particular atenção à questão da saúde e, aumentar a literacia alimentar e nutricional da população para uma tomada de decisão cada vez mais consciente quanto a opções saudáveis na sua alimentação.

O programa de atividades teve desde logo início com a realização da reunião intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis em Portimão, para além do vasto programa das comemorações do Dia Mundial da Atividade Atividade Física e promete continuar a marcar o mês com várias atividades.

No âmbito da parceria com a Associação de Alzeimer Portugal , através do Gabinete de Apoio às Demências de Portimão, têm desde já lotação esgotada as duas ações de formação agendadas para o dia 16 de abril, na sala de formação do Museu de Portimão, uma na área das Relações  Interpessoais e cuidados ao cuidador” que terá lugar das 10h00 às 13h00, destinada à população em geral e outra subordinada ao tema “Intervenção Social” especialmente dirigida a técnicos.

A “saúde mental” será também o tema do debate “Mente sã em corpo são”  que será dinamizado pela Associação Teia d’Impulsos no próximo dia 18 de abril, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Como um dos Municípios parceiros no projeto de Inovação Social “Prato Certo”, do Programa de Parcerias para o Impacto, no dia 17 de abril, na Casa Manuel Teixeira Gomes será dinamizada uma sessão “Faça as escolhas certas à mesa” que durante a manhã ( 10h00-13h00) irá dar a conhecer  a plataforma e o kit Prato Certo, bem como os resultados e produtos da 1ª edição do projeto. A participação nesta ação é gratuita e aberta, não só às várias instituições que integram a rede social, como ao público em geral, mediante inscrição prévia através do seguinte link https://forms.gle/Ut6hB8vnqc4BTsBH6

No dia 27 de abril, a Quinta Pedagógica de Portimão será também palco de duas atividades especialmente vocacionadas para o público infantil. Na parte da manhã, pelas 11h00, crianças entre os 6 e os 12 anos são desafiadas a ser “ Agricultor por uma hora” através da realização de um Peddy Paper” com o mote “plantas na nossa mesa”. Enquanto que na parte da tarde, das 15h00 às 17h00 terá lugar uma “Festa de aniversário infantil sem açúcar” dinamizada pela Associação Flor Dente de Leão onde todas as crianças, entre os 4 e os 9 anos, estão convidadas a participar livremente, desde que acompanhadas por um adulto, mediante inscrição prévia obrigatória junto da Quinta Pedagógica (quinta.pedagogica@cm-portimao.pt ou do telefone 282 248 595).

Na Bibiloteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no dia 27 de abril, pelas 18h30, será apresentado o livro “A cura pela alimentação alcalina” que reúne os conhecimentos do nutricionista Alexandre Fernandes e do Nutrichef Duarte Alves e  explica  os  fundamentos  da  dieta  (à  base  de  frutas,  vegetais  e legumes),  mostra  como  alcalinizar  os  alimentos  e  revela  a  lista  dos  mais adequados, apresenta um plano alimentar de 10 dias e dezenas de receitas de  acompanhamentos,  temperos,  sopas,  saladas,  pratos  principais, sobremesas e snacks.

Alguns alunos das escolas do concelho participaram ainda no início do mês num atelier muito especial inspirado pelo livro infantil “ A ovelha comilona” que sob a uma narrativa muito simples protagonizada por animais, dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico.

Para além destas atividades, o Município de Portimão, no âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto irá ainda receber nos próximos dias 13 e 14 de abril, a Algarve-Fit- Feira de Desporto, Saúde e Bem-Estar onde os estilos de vida saudáveis e a importância do exercício físico vão estar em destaque.

 

Por: CM Portimão