De 12 a 28 de abril milhares de jovens rumam a Albufeira para participar em programas organizados para o período das férias escolares da Páscoa. Atividades desportivas e culturais, seminários, workshops, encontros com líderes comunitários e visitas destinadas a conhecer o património e a realidade sociocultural da região são alguns dos objetivos preconizados pelos responsáveis das várias instituições.

O são convívio e as preocupações ambientais são áreas comuns a todos os programas que contam apoio do Município de Albufeira.

Os primeiros a chegar são 150 jovens da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, que vão estar em Albufeira de 12 a 15 de abril em atividades que visam “dar a conhecer aos participantes uma das zonas mais visitadas por turistas nacionais e internacionais, bem como a realização de iniciativas com outros estudantes da área da saúde”, refere a organização. Atividades de team building, formação em marketing e soft skills, competições com exposições de pitch integram o programa, com vista a abranger áreas que muitas vezes os estudantes não têm oportunidade de experienciar no plano curricular.

 “Maré Alta – há coisas que ficam para sempre” é o mote para o programa que vai trazer mais 150 jovens, desta feita da Associação Académica da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro à nossa cidade. Atividades desportivas e radicais, jogos diversos na Praia da Oura e “movida” noturna fazem parte deste pacote de férias da Páscoa.

RYLA Algarve 2019 é um programa de liderança da Juventude do Rotary coordenado por Rotary Clubs de todo o mundo, que anualmente junta milhares de jovens, dos 13 aos 30 anos.

RYLA Algarve 2019 é um programa de liderança da Juventude do Rotary coordenado por Rotary Clubs de todo o mundo, que anualmente junta milhares de jovens, dos 13 aos 30 anos.

Este ano o Programa RYLA Distrito 1960 - Algarve é realizado pela primeira vez em Albufeira, de 14 a 17 de abril, sob o lema “Líderes para um Desenvolvimento Sustentável”. Organizado por uma equipa de rotários a nível distrital, o evento conta com vários patrocínios, nomeadamente da Câmara Municipal de Albufeira, Navibordo, Prismab, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Bombeiros Voluntários de Albufeira, UBEL e Natura Algarve Club. A iniciativa que inclui diversos seminários, workshops, acampamentos e atividades físicas e culturais, visa desenvolver a autoconfiança dos

Participantes e pô-los em contacto com outras pessoas e diferentes realidades, nomeadamente com líderes comunitários e várias instituições, de forma a adquirirem conhecimentos e competências importantes para a sua vida profissional.

Do programa do dia 15 de abril, consta uma visita à Câmara Municipal de Albufeira, com apresentação de cumprimentos ao presidente da Câmara.

De 25 a 28 de abril Albufeira volta a acolher o Encontro Nacional de Erasmus, o maior evento organizado pela Federação Erasmus Student Network Portugal, onde são esperados cerca de 1200 jovens de diferentes nacionalidades.

Durante 4 dias, os jovens vão realizar várias atividades desportivas (aulas de zumba, torneios de volleyball, entre outras modalidades) na Praia da Oura.

Para além do convívio e da parte lúdica e desportiva é intenção da Federação promover a sustentabilidade ambiental e o consumo de álcool de forma responsável.

Do programa destacamos o Flag Parade, um desfile a realizar no dia 25 de abril, a partir das 15h30, com início no Hotel Muthu Oura Praia Hotel e término na Praia da Oura – uma excelente forma da organização do evento dar as boas vindas à cidade.  

 

Por: CM Albufeira