A Câmara Municipal de Albufeira volta a assinalar as Comemorações do 25 de Abril com um programa, que este ano tem a duração de três dias (24, 25 e 26).

Hastear das bandeiras em todas as Freguesias do concelho, desporto, música, piquenique com animação para toda a família, largada de pombos, tarde dançante e uma tertúlia sobre a Ditadura e a Revolução, por Margarida Tengarrinha, são as propostas do Município para recordar o Dia da Liberdade. 

O programa de Comemorações começa na véspera, dia 24 de abril, com mais uma Caminhada ao Luar. O grupo, que costuma reunir-se todas as quartas-feiras, para um agradável momento de convívio e prática desportiva, tem encontro marcado às 20h00, junto aos Paços do Concelho.

Às 21h30, as Moçoilas, Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva, prometem inundar o Auditório Municipal de Albufeira de boa disposição e da riqueza própria dos cantares do interior algarvio. São três mulheres que dão alma aos cânticos da serra – e dos cantos da terra, e de muitos outros temas inspirados por essas paragens, nos seus tons, nos seus sons e cheiros peculiares. O trio agarra muitos dos antigos temas e enriquece-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias e novas canções. Uma noite a não perder no Auditório Municipal!

À semelhança do que acontece todos os anos, na manhã do dia 25 de abril, a partir das 9h30, realiza-se o habitual Hastear das Bandeiras nas três Freguesias do Concelho. A cerimónia é acompanhada ao som do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Para marcar o simbolismo da época, haverá distribuição de cravos e largada de pombos, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Na Freguesia de Ferreiras, a partir das 8h30 até 13h30, decorre o IV Duatlo 25 de Abril, iniciativa que integra o Campeonato Regional da modalidade.

E porque é importante que todos estejam conscientes da importância da data, a partir das 12h30, reúna a família e os amigos, prepare um piquenique e venha até ao Jardim de Vale Faro, participar numa tarde musical de Tributo a Zeca Afonso e outros músicos da Revolução, com Luís Galrito e Artur Correia. O programa, que é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Câmara Municipal, inclui, ainda, um recital de poemas alusivos à Revolução, pinturas faciais, insufláveis, trampolins, jogos tradicionais, kids bootcmap, kids manicure e modelação de balões.

Para terminar bem o dia, a partir das 17h00, há uma Tarde Dançante, nas instalações da ASCRATIA, em Ferreiras.

O programa fecha com chave de ouro, no dia 26 de abril, pelas 14h30, na Sala de Leitura do Arquivo Histórico de Albufeira, com a Tertúlia “Que Ditadura foi essa que a Revolução do 25 de Abril derrubou?” com Margarida Tengarrinha.

Natural de Portimão, cidade que a viu nascer em 1928, Margarida Tengarrinha iniciou a sua atividade política em 1948, integrada no MUD Juvenil, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL). Em 1955 passou à militância clandestina do PCP com o seu companheiro José Dias Coelho, que foi assassinado a tiro pela Pide em 19 de dezembro de 1961. A partir desse ano e até 1968 trabalhou com Álvaro Cunhal e depois como redatora da Rádio Portugal Livre. Durante vários anos foi redatora, paginadora e ilustradora do jornal Avante.

Depois do 25 de Abril foi membro do Comité Central do PCP e deputada do PCP pelo Algarve.

Em 2016, foi-lhe atribuído o Prémio Maria Veleda da Direção Regional de Cultura do Algarve, tendo em conta a sua atividade cívica em prol do desenvolvimento social da região, o seu percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história do Algarve, bem como a sua participação na formação democrática do País ao longo de toda a sua vida, intervenção com particular relevância na cultura algarvia.

 

Por: CM Albufeira