A Estratégia de Ação na Prevenção de Incêndios Rurais para 2019 foi aprovada pela Comissão Municipal de São Brás de Alportel, reunida esta segunda-feira, dia 8 de abril.

Com um território, onde a floresta representa dois terços, a prevenção dos incêndios rurais é uma missão absolutamente prioritária para o Município de São Brás de Alportel, que procura gerir anualmente os recursos disponíveis da melhor forma possível e fazendo uso de programas e parcerias para colocar no terreno uma Estratégia de prevenção.

Um trabalho de continuidade, que inclui um conjunto diversificado de medidas, tais como o intenso trabalho de limpeza de bermas e de manutenção da Rede Viária Florestal. Este ano, e à semelhança do que ocorreu em 2018 estão em curso diversos procedimentos para a realização destes trabalhos. O desenvolvimento de campanhas de informação e sensibilização junto da população e a realização de sessões de esclarecimento e ações de sensibilização junto das comunidades rurais, bem como ainda as ações de fiscalização no terreno é outro eixo fundamental desta estratégia, que tem por chave a proximidade com a comunidade.

O levantamento da população serrana e a georreferenciação de habitações, realizado em 2018, que está a ser constantemente alvo de atualização, vem reforçar a capacidade de reação da Proteção Civil na proteção de bens e pessoas.

Em 2019 mantém-se a atividade da Equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o pré-posicionamento de uma equipa de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros, o apoio da GNR SEPNA para assegurar o funcionamento da Torre de Vigia da Menta, os programas de voluntariado jovem para as florestas, as parcerias com a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, com as associações de caçadores, com a Infraestruturas de Portugal, a Rede Elétrica Nacional e a EDP, a vigilância do Exército Português e está ainda prevista a execução de um protocolo com o Exército para a reparação da rede Viária Florestal.

Este ano, o concelho conta com mais um recurso para trabalhar nesta área: o Ponto de Água – Hortas e Moinho para abastecimento de meios aéreos e em funcionamento duas novas equipas de combate a incêndios, pelo Corpo de Bombeiros.

Ao nível de apoios comunitários, o Município apresentou candidaturas para a manutenção da faixa de rede secundária, para a criação de faixa de combustível em redor de pontos de água de Corgas Bravas e Pero Sancho, e para a Faixa de Gestão de Combustível nos aglomerados populacionais de Javali, Outeiro, Cartaxo, Juncais e Bico Alto. Trabalhos da maior relevância nesta estratégia, cujos procedimentos já se encontram iniciados para a sua concretização. 

“A defesa da floresta é uma missão que nos deve unir a todos. Todos somos precisos para defender a nossa floresta e a nossas populações. A Estratégia de Prevenção de Incêndios que colocamos em marcha em cada ano só é possível porque contamos com a colaboração e empenho de um conjunto de entidades, a quem o município reconhece o imprescindível apoio.” Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel referiu à margem desta reunião, a prioridade máxima dada pelo município à defesa da Floresta, manifestado no entanto a sua grande preocupação pelas imensas exigências que neste momento estão a recair sobre os municípios, para os quais são insuficientes os recursos existentes, defendendo que são necessários mais meios para que as autarquias possam desenvolver o trabalho de prevenção que urge e que é necessária uma alteração profunda no paradigma do planeamento do território, onde os excessivos constrangimentos e limitações contribuem para o abandono dos territórios florestais, aumentando o risco de incêndio.”

 

Por: CM de São Brás de Alportel