O município de Vila Real de Santo António celebra o 45º aniversário do Dia da Liberdade com um programa que inclui um espetáculo musical, uma sessão solene, homenagens e atividades culturais.

As celebrações iniciam-se no dia 24, com o espetáculo musical e poético «Filhos da Madrugada», no Centro Cultural António Aleixo, às 21h30.

No dia 25, a celebrações começam com o habitual hastear da bandeira e distribuição de cravos nas três freguesias do concelho.

Às 10h30, terá lugar, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de VRSA, comemorativa do Dia da Liberdade.

Após a sessão, será efetuada uma cerimónia de homenagem a Manuel Gomes, com a atribuição do seu nome ao auditório da Biblioteca Municipal.

Manuel Joaquim Martins Gomes, que ao longo dos últimos anos adotou o nome literário de Manuel do Rio, nasceu a 3 de julho de 1937, em Vila Real de Santo António, onde sempre residiu. Através da sua forma peculiar de traduzir pensamentos em versos, contribuiu para a divulgação da cultura do concelho, tendo publicado várias obras e coletâneas e arrecadado vários prémios.

Também integrada nas comemorações da Revolução dos Cravos, está prevista a entrega, à Biblioteca Vicente Campinas, do espólio bibliográfico colonial do Arquivo-Biblioteca Espinheira Lourido/Fontes Alferes. A cerimónia terá lugar no dia 26, às 17h00.

O calendário de celebrações inclui ainda uma sessão de contos para os mais novos, no dia 13 de abril, às 16h00, também na biblioteca. Em destaque, vão estar as obras «À Procura da Liberdade», de Fátima Valentim, e a «A Fábula dos Feijões Cinzentos», de José Vaz.

As celebrações do 45º aniversário do 25 de Abril são uma organização conjunta da Câmara Municipal de VRSA e das Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela. Todas as atividades têm entrada livre.

 

Por: CM VRSA