Até 15 de julho, encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio Manuel Gomes Guerreiro, destinado a galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Universidade do Algarve.

Prémio: Este prémio de caráter anual, organizado pela Universidade do Algarve com o Patrocínio da Câmara Municipal de Loulé e da Câmara Municipal de Faro, tem um valor pecuniário único de 10 mil euros e pretende premiar o melhor trabalho numa das seguintes áreas: Artes, Comunicação e PatrimónioCiências Sociais e da EducaçãoCiências e Tecnologias da SaúdeCiências Exatas e NaturaisEconomia, Gestão e TurismoEngenharias e Tecnologias.

Candidatos: Serão admitidos autores de qualquer nacionalidade, procurando-se particularmente estimular os jovens investigadores. Cada candidato só poderá submeter um trabalho que tenha sido publicado no ano de edição do concurso ou no ano antecedente, e não pode ter sido premiado anteriormente. Caso o candidato se apresente ao concurso com uma tese de doutoramento, esta só será aceite, se estiver concluída. Os trabalhos apresentados a concurso, têm que ser obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa ou inglesa.

Apresentação de candidaturas: Até 15 de julho de 2019, os interessados deverão preencher o formulário de candidatura disponível aqui e entregá-lo diretamente no Expediente Geral da UAlg, no Campus da Penha, ou enviá-lo por via postal, através de carta registada. O formulário deverá ser acompanhado por três cópias do trabalho, em versão integral, sendo uma em suporte papel e duas em suporte digital. (Consultar Regulamento aqui)

Júri do concurso: 
António Rendas
Cláudio Torres
João Carlos Marques
João Ferreira do Amaral
Lídia Jorge
Maria Amélia Martins-Loução

Entrega do prémio: O prémio será entregue no dia 11 de dezembro de 2019 na cerimónia comemorativa do 40º Aniversário da Universidade do Algarve.

Contactos: Em caso de dúvida, os candidatos poderão solicitar qualquer esclarecimento através do email premio-mgg@ualg.pt

 

SOBRE MANUEL GOMES GUERREIRO

​​​​​​​

Manuel Gomes Guerreiro nasceu no sítio das Vargens da freguesia de Querença no ano de 1919. Foi engenheiro silvicultor, a partir de 1943.

Ingressou nesse mesmo ano na Estação de Experimentação Florestal do Sobreiro, instalada em Alcobaça, e dirigida pela figura prestigiosa de Joaquim Vieira Natividade, tendo-se dedicado especialmente aos estudos das ecologias de algumas espécies da flora florestal portuguesa, nomeadamente dos géneros Populus, Castanea e Quercus.

Em 1967 prestou provas para professor agregado e mais tarde para professor extraordinário da Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. A partir da Universidade de Luanda, onde se encontrava em comissão de serviço, foi aprovado, por unanimidade, em 1968, para professor catedrático.

Foi investigador e depois diretor do Instituto de Investigação Científica de Moçambique, a partir de 1958, e mais tarde, em Angola, diretor dos cursos de Agronomia e de Silvicultura, tendo exercido as funções de vice-reitor da Universidade de Luanda a partir de 1972. Tomou posse, em janeiro de 1974, de vogal da Comissão Instaladora da Universidade de Évora, tendo sido transferido mais tarde, a seu pedido, para a Universidade Nova de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Ciências do Ambiente.

Em 1979 foi designado presidente da Comissão Instaladora da Universidade do Algarve, tendo-se tornado o seu primeiro Reitor em 1982, funções que deixou de exercer, a seu pedido, em 1986.

Foi secretário de estado do Ambiente no primeiro governo constitucional nos anos de 1976 e 1977.

Depois de jubilado, em 1989, ingressou, por convite, nos quadros diretivos da Universidade Internacional, tendo sido, pouco tempos depois, eleito vice-reitor da mesma instituição de ensino superior.

É autor de vasta bibliografia, especialmente nos domínios da Silvicultura, da Ecologia e do Ensino.

Manuel Gomes Guerreiro foi uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão, mas também como cientista.

Faleceu a 10 de abril de 2000.

 

Por: UALg