Numa grande e autêntica homenagem à liberdade, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim vieram hoje à Praça 1º de Maio, em Castro Marim, inaugurar a sua Grande Bandeira da Liberdade, com cerca de 40 metros.

Esta aventura começou com a grande história “À Procura da Liberdade, da autoria de Fátima Valentim, um conto infantil que traduz a essência de um valor tão essencial a uma vida mais feliz. De turma em turma, Fátima Valentim foi narrando esta história e explicando às crianças o que era a liberdade, “que não era um carro, um avião, um fruto. Que não se compra como um bem material, não cresce nos jardins”. Transmitir os valores de Abril, que devem ser sentidos, respeitados e preservados, foi o principal objetivo desta iniciativa, que depois ganhou forma nesta bandeira comemorativa, que evoca o espírito de festa no conceito da liberdade, sobretudo agora que “a liberdade faz anos”. 

Com a ajuda do ilustrador da obra, Nuno Rufino, cada aluno pintou depois a “sua” liberdade e são esses os trabalhos que deram origem a 40 metros de bandeira, numa expressão de liberdade conseguida pelo olhar e sentir de centenas de crianças.

As comemorações do 25 de Abril em Castro Marim continuam amanhã com um diversificado programa cultural e desportivo:

 

Dia 25 de Abril

08h30 | Arruada da Banda Musical Castromarinense pelo Concelho

- 8h30 - Castro Marim

- 11h00 - Furnazinhas

- 11h30 - Alta Mora

- 12h00 - Odeleite

- 15h00 - Azinhal

- 15h30 - Junqueira

- 16h00 - Monte Francisco

- 16h30 - Rio Seco

- 17h00 - São Bartolomeu

- 17h30 - Altura

- 18h00 - Castro Marim

 

09h00 | Hastear da Bandeira

09h15 | Largada de Pombos na Praça 1º de Maio, pela Sociedade Columbófila Castromarinense

10h00 | Desporto em Família - Praia de Altura *Inscrições no Gabinete de Apoio do Munícipe (Castro Marim) e na sede do Clube Recreativo Alturense (Altura)

16h30 | Sessão de Terapia do Riso, por Elisabete Laurindo - Clube da Junqueira

16h30 | Mítico Jogo de Futebol entre Adeptos SL Benfica X Sporting CP - Campo de Atletismo Adílio Gomes (Altura), pelo Clube Recreativo Alturense

 

Dia 27 de Abril

10h00 | Workshop de Defesa Pessoal, por Leõs do Sul F.C. - Pavilhão Municipal de Castro Marim

 

Por: CM Castro Marim