NO ÂMBITO DA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2019
Entre amanhã, dia 26 de abril e o próximo domingo, o Portimão Arena acolhe o 42º Congresso Anual da APTN - Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.
 
Trata-se de uma iniciativa coorganizada entre a Câmara local e a Portinado – Associação de Natação de Portimão, visando promover a formação qualificada dos técnicos ligados ao exercício físico, especificamente na natação e subáreas. 
 
Este evento também engloba o 15º Congresso Ibérico de Natação, em colaboração com a Asociación Española de Técnicos de Natación, e incorpora o 2º Simpósio Satélite da Asociación Latinoamericana de Educación Acuática, Especial e Hidroterapia. 
 
Estão inscritos cerca de 500 congressistas, sendo o painel de oradores, como vem sendo prática regular, composto com figuras de renome, quer nacionais, quer internacionais. São 11 palestrantes estrangeiros e 23 portugueses, todos especialistas nas suas áreas de intervenção, estando agendadas sessões plenárias e sessões paralelas. Haverá ainda lugar a uma sessão de apresentação de comunicações livres/poster, onde os investigadores apresentarão os resultados das suas mais recentes pesquisas. 
 
De referir que a APTN destaca anualmente os Treinadores do Ano em várias categorias e atribui o Prémio Carreira, enaltecendo em ambos os casos os contributos pessoais de cada premiado para a evolução da natação portuguesa.
 
Este ano, numa iniciativa editorial conjunta com a Federação Portuguesa de Natação, será apresentado o livro infantil “O Salvador perde o medo da água” da autoria de Vanessa Martins e ilustrado por Pedro Nunes. Esta publicação, que irá ser submetida ao Plano Nacional de Leitura, tem como objetivo a promoção do valor educativo e social da competência aquática durante a infância.
 
O congresso atribui créditos para revalidação de título profissional na componente de formação geral (1UC), na componente de formação especifica de natação (2UC) e na componente de formação para Técnico de Exercício Físico e Direção Técnica (1UC). Foi de igual modo acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) dos grupos 260/620, na modalidade curso de formação, 29 Horas (Registo: CCPFC/ACC-102743/19).
 
O PALCO DO CONGRESSO
 
Maior e mais versátil espaço multiusos a sul do Tejo, o Portimão Arena é palco regular de congressos e grandes eventos desportivos e culturais, de que são recentes exemplos o Fórum de Treinadores de Futebol e Futsal, que reuniu mais de 600 profissionais, a Final a 8 da Taça de Portugal em Basquetebol, que sagrou o FC Porto, ou o Festival RTP da Canção 2019, transmitido em direto para todo o país.
 
Ao longo deste ano, e no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, receberá um total de 36 eventos desportivos, nas mais variadas modalidades, da ginástica rítmica ao hóquei em patins, passando pelo futsal, fitness, karaté, dança, dardos, voleibol, basquetebol, judo, yoga ou wrestling, sem esquecer as ações de formação, de que é mais um exemplo este congresso. Da sua vasta programação também constam outras iniciativas de caráter diverso, como o certame Better Living in Portugal, o Fun Day, a Feira de São Martinho e o Startwork, entre muitas outras.