Alexandre Nobre foi hoje o melhor português em elite masculina da etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo, ao ser 16.º classificado numa prova vencida pelo espanhol Alberto Gonzalez Garcia após discussão ao «sprint».

Com os dois melhores portugueses do ‘ranking' mundial, João Silva e João Pereira, a competirem nas Bermudas, a discussão dos primeiros lugares na competição algarvia não teve atletas lusos.

Um grupo de 14 elementos destacou-se após os 1.500 metros de natação e manteve-se unido no setor de ciclismo (40 quilómetros), deixando a definição dos melhores para os 10 quilómetros de atletismo.

Seis elementos chegaram aos metros finais com a possibilidade de vencer, mas seria o espanhol Alberto Gonzalez Garcia, 212.º do ‘ranking' mundial, a ‘sprintar’ para o triunfo, concluindo em 1:50.28 horas.

"Estou muito feliz. Estive lesionado quase toda a época passada e estava a crescer a pouco e pouco, pelo que ganhar aqui foi fantástico. Já tinha vencido a prova de juniores em Quarteira em 2017. É um lugar mágico para mim", afirmou o vencedor.

O britânico Ben Dijkstra e o norueguês Thorn Vetle Bergsvik, a um e três segundos, respetivamente, ocuparam os outros dois lugares do pódio.

Alexandre Nobre (192.º no ‘ranking' mundial), que no ciclismo integrou o grupo perseguidor, deu tudo na parte final e terminou, em claras dificuldades físicas, no 16.º lugar, a 3.13 minutos de Gonzalez Garcia.

O segundo melhor português foi Tiago Fonseca (730.º do mundo), na sua primeira época de elites, que também teve uma preparação atípica e acabou por fazer melhor registo do que esperava.

"Tive uma semana doente e não vinha com grandes expectativas. A natação foi dura, mas consegui sair bem. No ciclismo, quis apanhar o primeiro grupo e depois resguardei-me para a corrida. Quando me senti melhor, comecei a galgar lugares. Não estava à espera de melhor", disse o 22.º classificado.

João Mansos (31.º), Diogo Silva (41.º), Luís Lopes (42.º), Guilherme Pires (43.º) e Bernardo Aguiar (47.º) foram os outros triatletas portugueses que concluíram a prova, enquanto Rafael Domingos e Miguel Silva desistiram.

 

Por: Lusa