«O Município de Albufeira gosta de animais. Temos que minimizar esse drama que é o de um animal em situação de risco ou de perigo de vida», estas foram as palavras do Presidente da Câmara Municipal esta manhã, na receção dos 12 formandos do curso de «Primeiros Socorros Animais», promovido pelo Município e a decorrer ao longo de todo o dia nos Bombeiros Voluntário de Albufeira.

Iniciou-se esta manhã o curso de “Primeiros Socorros Animais”, uma ação promovida pelo Município de Albufeira que visa dotar todos aqueles que lidam com animais de técnicas e procedimentos corretos.

O Município convidou diversas entidades a frequentarem a formação, a decorrer hoje e no próximo dia 17, nomeadamente, a Cruz Vermelha, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, a Proteção Civil do Município, diversas associações ligadas aos animais, nomeadamente a Associação Pata Ativa e a Associação Pravi, o Centro de Bem Estar Animal, a Luságua e Juntas de Freguesia.

O curso decorre nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA) e a manhã começou pelos votos de bom proveito do curso dados pelo executivo. A vereadora responsável por esta área, Cláudia Guedelha referiu que esta ação decorre de um forte investimento que o Município está a fazer na área do bem-estar animal, “no sentido de promovermos e educarmos para a promoção do respeito pelos animais e pelas atitudes corretas em caso de necessidade de socorro”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Martins Rolo, foi peremptório: “o Município de Albufeira gosta de animais. Temos que minimizar esse drama que é o de um animal em situação de risco ou de perigo de vida. Estamos a sensibilizar um conjuntos de entidades e associações de defesa dos direitos dos animais, bem como outros sectores e refiro nomeadamente o importante papel que têm tido os funcionários dos Serviços de Limpeza Urbana, que apoiam no transporte de muitos animais e que são igualmente pessoas que estão sensibilizadas para estas causas; mas queremos fazer mais, porque urge fazer-se muito mais”.

O autarca frisou ser esta ação nova na sociedade portuguesa e é a primeira vez que acontece no Município de Albufeira: “Estamos ainda a dar os primeiros passos nesta matéria, mas o Município gosta de animais e vai continuar a lutar contra diversas barreiras que existem, quer as de mentalidade, quer as burocráticas, quer legais”.

O curso arrancou com 12 participantes e a formação será ao longo de todo o dia. A dar as boas vindas esteve também o comandante dos BVA, o comandante António Coelho, o qual fez um enquadramento desta ação e referiu que os BVA têm vindo a fazer uma grande investimento na área de intervenção de apoio ao animal, quer no que diz respeito a recursos humanos, quer quanto a equipamentos. Com uma equipa especializada nesta matéria, António Coelho sublinha que este tipo de intervenção sempre esteve nas funções dos bombeiros, nomeadamente, o resgate e primeiros socorros de animais em árvores, falésias e espaços para onde entram e ficam impossibilitados de sair.

 

De salientar que o apreço e respeito dos BVA têm levado a corporação a diversas ações de apoio a animais e, como não poderia de ser, têm a mascote do quartel: um jovem labrador de nome “Fire”, acarinhado por toda a equipa. Em 2018, os BVA tiveram 76 intervenções das quais resultaram o salvamento de 79 animais, referentes a operações de salvamento (em situações de aprisionamento em falésias, tubagens e outros), quer na via pública (atropelamentos). No presente ano e até 15 de março, os registos apontam já para o salvamento de 17 animais.

 

Por: CM Albufeira