Em 2019 o concelho de Odemira conta com doze praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias do Malhão, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas, Furnas Mar, Almograve, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha vão hastear a Bandeira Azul.

Pela primeira vez, em resultado de novas identificações de praia em sede de Portaria, recebem Bandeira Azul as praias do Malhão Sul, Furnas Mar e Almograve Sul.

A ABAE aprovou as doze candidaturas apresentadas pela autarquia, o maior número de sempre de praias com Bandeira Azul, e que comprova a qualidade das praias odemirenses e o empenho no trabalho de infraestruturação e preservação. Recorde-se que no início da estratégia de estruturação desta oferta em 2013, apenas 4 praias detinham esta distinção, atingindo após seis anos, neste ano de 2019 as 12 distinções, mais 3 do que no ano anterior (em 2018 foram 9 os galardões).

As praias atlânticas do concelho de Odemira estão inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O símbolo Bandeira Azul vem juntar-se ao título de “Praias Maravilhas de Portugal”, conquistado em 2012 pelas praias das Furnas e Zambujeira do Mar e á distinção de praia Acessível que abrange 4 praias do concelho.

É neste sentido que o Município continua a apostar na qualificação das suas áreas balneares e que Odemira afirma que tem “As melhores praias de Portugal”, sendo hoje um dos principais destinos balneares dos pais. Ainda na última Assembleia Municipal, que decorreu no dia 30 de abril, foi deliberada a criação de uma segunda praia naturista oficial no concelho, a norte da praia do Malhão e encontra-se em execução, após deliberação municipal, a primeira praia balnear de uso canino no concelho.

A Bandeira Azul da Europa é atribuída anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Em 2019 a Bandeira Azul será hasteada em 352 praias, 17 portos de recreio/marinas e 9 embarcações ecoturísticas.

 

Por: CM Odemira