A Câmara Municipal de Lagos, o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) e o Centro Português de Iluminação (CPI), vão levar a efeito uma Sessão Técnica sobre Iluminação para Interiores e Exteriores que terá lugar no próximo dia 17 de maio, pelas 14horas, no Auditório do Ed. Paços do Concelho Séc. XXI.

Trata-se de uma organização conjunta das três entidades, promovida no âmbito do PremiumLightPro, um projeto europeu centrado na implementação de soluções inovadoras para sistemas de iluminação eficiente (de interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados. O principal objetivo desta iniciativa é apoiar a implementação de soluções LED de elevada qualidade e eficiência utilizando os instrumentos e serviços apropriados.

Em Portugal o projeto PremiumLightPro é dinamizado pelo ISR - Universidade de Coimbra, um instituto de Investigação e Desenvolvimento de base universitária, sem fins lucrativos que desenvolve atividades de investigação multidisciplinar nas áreas: da eficiência energética de produtos consumidores de energia nos setores industrial; residencial e de serviços: políticas de eficiência energética e planeamento integrado de recursos no setor da eletricidade.

É igualmente parceiro na organização desta sessão técnica o CPI – Centro Português de Iluminação, uma associação que tem como objetivo promover e desenvolver o ensino e a boa arte em iluminação.

Entre os oradores, para além de representantes do ISR e do CPI, estarão também elementos da AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve e da EDP Distribuição.

A iniciativa é destinada a gestores locais de energia, câmaras municipais e outras instituições públicas (em especial quem elabora cadernos de encargos), projetistas de iluminação, agências de energia, empresas de consultoria, empresas que elaborem projetos, fiscalização e direção de obra, consultores de energia e instaladores de soluções de iluminação.

Para a autarquia lacobrigense o acolhimento desta sessão é mais uma oportunidade de consolidar conhecimentos numa área a que tem sido dedicada uma atenção crescente em termos de investimento municipal, conforme comprova a intervenção que está a ser desenvolvida no sentido de tornar a iluminação pública mais eficiente e no âmbito da qual serão substituídas por equipamentos LED cerca de oitocentas luminárias situadas em artérias principais da cidade. A aquisição deste equipamento e do respetivo sistema de telegestão implica um investimento de 349.000,00€ (acrescido de IVA), comparticipado pelo CRESC Algarve 2020, o qual se espera recuperar em cerca de 5 anos, traduzindo-se numa redução anual estimada de 372 318 kWh (de consumo de energia elétrica), equivalente à redução de 134 ton de emissões de CO2.

 

Por: Câmara Municipal de Lagos