A arte nas suas mais diversas formas está presente, de forma especialmente intensa, neste mês de maio, que conta com oito exposições patentes em quatro espaços do concelho de São Brás de Alportel.

Em mês de "Arte Jovem", a Galeria Municipal atreve-se a “(A)riscar o Património, apresentando um projeto promovido pela Direção-Geral do Património Cultural, com o apoio dos Urban Sketchers Portugal, cuja 5.ª edição decorreu a nível nacional em setembro de 2018 e que pode agora ser apreciada em São Brás de Alportel até 29 de maio.

O Centro Museológico do Alportel dá a conhecer a exposição de pintura “Cores Verdadeiras”, da autoria de Yvonne Landsbergen que procura dar a conhecer a beleza que nos rodeia e que dá cor às nossas vidas. 

“Coollagens” é a exposição patente no Centro de Artes e Ofícios. Uma exposição da autoria de Ana Paula Almeida, natural de Sintra, que conta com um percurso ligado às artes e ao explorar de áreas como a pintura em tela e digital, escultura, trabalhos manuais, fotografia, vídeo e design. Nesta exposição, os seus trabalhos retratam, através da técnica da pintura em colagem e da reciclagem de materiais, o seu amor pelos animais e pelas experiencias quotidianas. Se ao longe se vê o objeto de arte… ao perto, encontra-se uma infinidade de detalhes. Esta exposição vai estar patente até 30 de junho.

O Museu do Traje apresenta até 27 de maio uma exposição de pintura de Brigitte Von Humboldt e Vera Christians, na Galeria Nova. Na Galeria Velha está patente até 29 de maio a exposição “Comércios/Trades” com fotografias do Grupo de Fotógrafos do Algarve.

Até ao final do ano, é possível conhecer melhor a arte de trabalhar o barro assim como a cultura e a tradição dos telheiros. Uma exposição promovida pelo Museu do Traje- Santa Casa da Misericórdia em parceria com a Universidade do Algarve.

“As Engrenagens do Tempo” é a exposição permanente do Museu do Traje. Mais do que uma exposição, é uma abordagem social das décadas que ladearam o nascimento do concelho de São Brás de Alportel, em 1914, e as suas repercussões nos nossos dias.

 

Por: CM de São Brás de Alportel