MYOS lança campanha de consciencialização para a Fibromialgia

A MYOS - Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica vai promover, a partir do mês de maio, uma campanha de sensibilização para a Fibromialgia. Esta iniciativa será lançada no âmbito do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinalou a 12 de maio, data do aniversário da Associação.

“Pretende-se com esta campanha chamar à atenção da Sociedade Civil para a necessidade de prevenir o isolamento e fomentar a educação destes doentes, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a diminuir o estigma relacionado com a Fibromialgia, uma doença invisível, mas real para todos os que vivem com ela”, afirma Ricardo Fonseca, presidente da MYOS.

E acrescenta: “para sensibilizar mais doentes, familiares e profissionais de saúde, a campanha vai chegar a diversos serviços de reumatologia hospitalares, centros de saúde, clínicas, farmácias e juntas de freguesia de norte a sul do país, incluindo ilhas”.

A direção da MYOS prevê ainda lançar o seu novo site no dia 17 de maio. Carolina Lopes, vice-presidente da associação, salienta que este “será um portal de referência de informação credível e fidedigna sobre Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, onde serão também publicados periodicamente artigos de várias temáticas relacionadas com a convivência com as doenças”. A apresentação pública deste projeto terá lugar em Gandra (concelho de Paredes), no dia 18 de maio, durante a primeira edição do Congresso da MYOS.

A Fibromialgia é uma doença caraterizada por dor músculo-esquelética generalizada, geralmente acompanhada de cansaço extremo, distúrbios do sono, dores de cabeça, entre outros sintomas. Estima-se que esta afeta cerca de 1,7 por cento da população portuguesa. Apesar de não ter cura, a qualidade de vida do doente pode melhorar se houver um tratamento adaptado.

 

Por: Miligrama