Sessão de Abertura com João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente | Intervenção Especial Secretário de Estado da Defesa do Consumidor

Encontro de Comunicação Ambiental conta com debates e apresentação de projetos, incluindo uma visão internacional sobre a temática.

Com o objetivo de reunir profissionais de comunicação e atores do setor da água em torno das questões ambientais, com especial enfoque nos recursos hídricos, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA), realiza no dia 14 de maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra, o Encontro “PURA 2019 - Comunicar como Água”.

Presidida por João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente, a sessão de abertura conta ainda com  a intervenção de Teresa Fernandes, Coordenadora da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, com  Henrique Salgado Zenha, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APDA e com a presidência da Câmara Municipal de Coimbra.

 

Perante a evolução dos meios de divulgação de informação e multiplicidade de públicos, é fundamental estar preparado e saber como utilizar os avanços tecnológicos da área para ser mais objetivo e eficaz na mensagem que se pretende difundir.

Logo após a sessão de abertura, Céline Hervé-Bazin, consultora em comunicação sobre água e desenvolvimento sustentável, é a responsável por dar a conhecer a experiência além-fronteiras sobre os códigos da comunicação ambiental através do exemplo da água. 

O painel de participantes da parte da manhã é completado pelos seguintes especialistas: Nina Figueiredo (Águas de Coimbra), João Luís Campos (Diário de Coimbra), João Figueira (Universidade de Coimbra), Sérgio Soares (Agência LUSA), Marcos Batista (Águas do Tejo Atlântico), Cristina Aleixo e Miguel Nunes (ambos da ERSAR).

Destacamos ainda no  período da manhã a intervenção especial de João Torres (Secretário de Estado da Defesa do Consumidor), com uma abordagem ao consumidor ambiental.

As apresentações e debates prosseguem depois do almoço com as contribuições de: Daniel Queiroz (SMAS de Almada, Sónia Felgueiras (Roca), Laura Korčulanin (IADE-UE), Teresa Alvarez (SIMAS de Oeiras e Amadora) Filipa Bessa (MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - UC), Daniel Queiroz (SMAS de Almada) e Anabela Carvalho (Ciências da Comunicação - UM).

Lénia Almeida (Águas de Portugal), David Ferreira da Silva (Câmara Municipal de Coimbra) Jorge Azevedo (Guess What) e André Torrado (Circle) fecham o ciclo de apresentações.

O evento, o terceiro da APDA no âmbito de comunicação ambiental e que se prevê que venha a ter uma periodicidade anual, pretende também promover a permuta de conhecimentos e de boas práticas, principalmente, porque envolve o recurso fundamental à vida: a Água!

 

Teresa Fernandes, Coordenadora da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, e Responsável Area de Comunicação da Águas do Algarve, SA

 

 

Morada e Contactos:

APDA
Av. de Berlim, 15 - 1800-031 Lisboa - Portugal
Tel.: 218551359 ● geral@apda.pt ● www.apda.pt

 

Águas o Algarve SA

Rua do Repouso, 10 – 8000-302 Faro

Tel.: 289899070 ● comunicacao.ada@adp.ptwww.aguasdoalgarve.pt