Lagoa marca início do Nacional

No dia 12 de Maio Lagoa recebeu a 1ª Etapa do Campeonato Nacional de Esperanças de Canoagem, na Praia Grande de Ferragudo, contando com a presença de perto de 600 atletas de 40 Clubes de todo o país. A etapa teve início pelas 10 horas, num total de 22 regatas, em K1,C1,K2 e C2 – kayaks e canoas monolugares e duplas.

O evento, organizado em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade e o Município de Lagoa, destinou-se aos escalões mais jovens e de formação, em distâncias de 2 a 6 quilómetros. Os jovens atletas, com idade compreendidas entre os 8 e os 16 anos, disputaram o impressionante número de 22 regatas, naquele que foi o maior desafio logístico de canoagem concretizado em Lagoa.

Apesar da elevada temperatura que se fez sentir, que recordava um dia de Verão, o evento ficou marcado por condições adversas com o forte vento de Sueste que soprou, logo às primeiras horas do dia, a prejudicar o normal desenrolar da competição obrigando a organização a adaptar o percurso para minimizar as dificuldades sentidas pelos atletas.

O Kayak Clube Castores do Arade fez-se representar por 29 atletas sendo um dos clubes com mais atletas em prova o que comprova o trabalho que está a ser desenvolvido em prol dos jovens. Nem sempre é fácil aliar a quantidade à qualidade mas, o KCCA mais uma vez provou ser possível conquistando 5 medalhas para Lagoa e obtendo o 4º lugar na classificação coletiva. Assim as primeiras medalhas do dia foram conquistadas pelos atletas do escalão:

K1 Iniciado A - 2009

2º Ianis Bebiano (KCCArade): 9:57,36

 

K1 Iniciado B - 2008

2º Filipe Busel (KCCArade): 9:20,40

2º Iara Bebiano (KCCArade): 10:02, 53

 

K1 Infantil A – 2007

2º Isabella Wilkinson (KCCArade): 16:0,06

3º Maria Wilkinson (KCCArade): 16:15, 43

 

Aos pódios já referidos, é de salientar os 4ºs lugares obtidos pelo K2 Infantil Feminino Leonor Ramos/Maria Costa, o Ruben Luís em Infantil A e a Clélia Santos em Iniciado feminino A. Por último referir os 5ºs lugares obtidos por Guilherme Reis em Infantil B e Íris Rietkerk em Iniciada B.

Os atletas presentes que contribuíram para o sucesso desta competição foram os seguintes: Inês Carapinha, Catarina Silva, Matilde Ribas, David Rodrigues, Ana Gouveia, David Iftimie, Diogo Araújo, Rodrigo Gabriel, Daniel Siva, Bernardo Verdades, Tomás Vasconcelos, Tomás Fernandes, João Bartolomeu, Rodrigo Gonçalves, Filipe Libório, José Gouveia, Diogo Conduto e Teresa Laginha.

O Nacional de Esperanças é constituído por três etapas contando, para a atribuição dos títulos nacionais, as duas melhores classificações. O Campeonato segue agora para Vila Nova da Barquinha que recebe a 2ª etapa Nacional a 2 de Junho e termina em Ponte de Lima a 30 de Junho.

 

Por: KCCA