Mercadinho Intercultural do próximo dia 18 é uma ponte cultural a unir os continentes

Maio é em São Brás de Alportel uma vez mais sinónimo de celebração da interculturalidade, com mais uma edição da Quinzena Intercultural que integra um programa de atividades com o objetivo de promover a melhor integração das comunidades imigrantes e a inclusão de toda a comunidade cada vez mais intercultural.

O ponto alto deste programa acontece na manhã do próximo sábado, dia 18, com a realização do IX Mercadinho Intercultural: Mostra de Artes e Sabores do Mundo, que vai ter lugar no Mercado Municipal de São Brás de Alportel a partir das 10h00.

O programa de animação será bem a mostra da diversidade cultural, juntando continentes! Aos sons portugueses do grupo de jovens “Young Melody”, da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, juntam-se as danças e cantares do Leste Europeu apresentados pelo grupo Doina, que representa a Roménia e Moldávia; os ritmos do Brasil com a capoeira pelo  grupo Muzenza, o calor de África com o Grupo Esperança Kids das Batuqueiras de Cabo Verde, as melodias europeias do Grupo de Cantares Tradicionais da Ucrânia “Jasmim” integrado no Grupo Amigos do Museu e ainda os ritmos norte americanos do Hip Hop, com a participação do grupo do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Ao visitar este mercadinho, prepare-se para conhecer diferentes tipos de artesanato tradicional de diferentes cantos do mundo e para provar uma  demonstração gastronómica “Sabores do Mundo”, apresentada pelo restaurante “Maharaja Patiala”, entre muitos outros petiscos…

No último sábado, dia 11 de maio, Eduardo Ramos apresentou um concerto de Música Árabe no Museu do Traje.

A Quinzena Intercultural contempla ainda ações de formação na área da interculturalidade dirigidas aos serviços e comunidade.

A Quinzena Intercultural é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e conta com a participação da comunidade estrangeira residente que procura dar a conhecer as suas raízes culturais.

 

Por: CM de São Brás de Alportel