O Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel, no âmbito do programa nacional «Aldeia Segura, Pessoas Seguras», realizou no passado sábado, dia 11 de maio, uma ação de sensibilização e simulacro na aldeia de Parises.

 A realização destes simulacros visa testar a prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais, os procedimentos de emergência e evacuação da população e ainda o treino e a articulação entre os diversos Agentes de Proteção Civil e os Oficiais de Segurança Local.

O simulacro envolveu a participação de cerca de 20 operacionais, entre membros do Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços Sociais do Município, Corporação de Bombeiros, GNR e Junta de Freguesia.

Este exercício permitiu ainda testar a evacuação preventiva desta aldeia rural do concelho de São Brás de Alportel onde foram testados os percursos de evacuação e a operacionalização do local de abrigo devidamente identificado.

Após este simulacro, o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” encontra-se completamente implementado em duas localidades serranas do concelho, nomeadamente as aldeias de Cabeça do Velho e Parises.

O Município de São Brás de Alportel pretende dar continuidade à implementação do programa. Para o efeito, têm ainda de ser realizadas algumas infraestruturas de apoio.

Com estas iniciativas, o Município de São Brás de Alportel pretende testar a organização e a capacidade de resposta a emergências deste tipo, de modo a identificar oportunidades de melhoria face aos riscos existentes, testando os procedimentos e os planos de evacuação implementados. Um eixo primordial da estratégia de prevenção de incêndios rurais que o município tem em curso.

 

Por: CM de São Brás de Alportel