Numa região com forte aposta no conhecimento e na inovação, o Algarve é igualmente rico em contrastes territoriais e desafios constantes que importa conhecer mais e melhor.

Conscientes desta realidade os candidatos ao Parlamento Europeu pelo Partido Socialista, Carlos Zorrinho e José Águas da Cruz, desenvolveram ao longo do fim-de-semana ações em diversos concelhos do Algarve.

Na sexta-feira, os candidatos socialistas iniciaram o dia no município de Olhão com uma visita atenta à empresa SPAROS, spin-off do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve dedicada ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos para a alimentação de peixe. Seguiu-se a empresa líder no mercado Sun Concept - Solar Boat Bilders, conciliadora de preocupações ambientais e um inovador conceito de mobilidade sustentável patente na construção de embarcações electro solares para Portugal e para o mundo. A manhã integrou ainda uma visita à Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas S.A - Necton, uma empresa de sucesso, que alia as práticas ancestrais da extração de sal com a modernidade da biotecnologia na produção de microalgas.

Empresas que contaram com o apoio dos fundos da União Europeia na concretização dos seus projetos, que são exemplo do potencial humano da região e da capacidade de implementação de projetos altamente competitivos a nível nacional e internacional.

Após a receção com o Reitor da Algarve e com o Presidente da Associação Académica, a tarde prosseguiu na Universidade do Algarve para conhecer de perto as dinâmicas do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, do Centro de Investigação em Biomedicina, do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e ainda do Centro de Ciências do Mar. Espaços de valorização de conhecimento, investigação e inovação, promotores de parcerias multidisciplinares no desenvolvimento de soluções para os mais diversos desafios da atualidade, em estreita colaboração com o tecido empresarial e entidades da região, mas de porta aberta ao país e à Europa, cujo financiamento é bastante relevante.

O final do dia reservou uma visita à Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde os candidatos tiveram oportunidade de conhecer as múltiplas valências desta instituição de apoio à família, os seus projetos e desafios, para os quais a “Europa precisa de um novo contrato social”, assente no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, tal como é defendido pelo Partido Socialista.

O dia encerrou com um momento de convívio e partilha de perspetivas sobre os desafios que afetam “A Europa Hoje”. No jantar/colóquio, em São Brás de Alportel, Águas da Cruz reforçou a “importância do Brexit e respetivos impactos na região, em termos turísticos, inclusive no turismo residencial, mas também na economia, nas relações económicas e sociais. Um tema envolto em incertezas, mas que teremos que dar toda a nossa atenção.”

Reforçou que “os desafios da Europa Hoje são muitos, existem muitas ameaças internas e externas, um problema demográfico muito grave, as questões da migração, com a existência de anti migrantes que associam os refugiados ao terrorismo, de forma completamente desajustada e que não corresponde às políticas de inclusão defendidas, bem como a existência de um défice democrático que temos o dever de combater.” Culminou com um apelo “ o voto é a nossa salvaguarda neste percurso, por isso no dia 26 de maio conto com a participação de todos neste percurso de liberdade e democracia”.

De seguida, Carlos Zorrinho usou da palavra para relembrar a importância do passado para o futuro “há 40 anos atrás realizou-se a primeira votação para o Parlamento Europeu e, se continuarmos a recuar no tempo, há 80 anos estávamos em guerra, morreram mais de 55 milhões de pessoas e criou-se uma necessidade de entendimento entre os países. Não queremos voltar a este cenário é por isso que o Projeto Europeu é tão importante porque é um projeto de paz, de progresso, defensor da sustentabilidade nas suas múltiplas vertentes”.

Hoje tive o privilégio de reunir e conhecer excelentes exemplos de competitividade, com recurso a tecnologia de ponta, energias renováveis e projetos inovadores alavancados por financiamento Europeu. Mas este apoio é visível no desenvolvimento de toda a região, na promoção do conhecimento, na facilidade de intercâmbio estudantil do programa ERASMUS, nas obras estruturantes de saneamento, na proteção do património cultural e natural, no tecido empresarial, em suma em praticamente todos os setores da vida económica e social.”

Dada a importância da representação no parlamento Europeu, o candidato referiu a necessidade do exercício de cidadania, “o voto é decisivo na escolha da Europa que queremos para todos nós, uma Europa onde a liberdade, a democracia e os valores humanistas estão sempre presentes. É esta a nossa escolha, e faz-se através do voto no dia 26 de maio.”

O jantar/colóquio contou ainda com mensagens de incentivo ao Projeto Europeu do líder do PS Algarve Luis Graça, o ex-eurodeputado José Apolinário, profundo conhecedor das dinâmicas de financiamento regional Francisco Serra e o Diretor da Campanha do Algarve Socialista, Vitor Guerreiro.

No sábado e no domingo, os candidatos socialistas e restante comitiva, composta por Autarcas, Deputados e Dirigentes do PS, privilegiaram o contacto com as populações de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

 

#SomosEuropa #Europeias2019 #EE2019 #ItsTime #Algarve

 

O Gabinete de Comunicação do PS-Algarve