Todo o cuidado é pouco na hora de tratar do abastecimento do gás em casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este processo e ajudamos-te a manter o lar em segurança.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Podem informar-me sobre a obrigatoriedade das inspeções às instalações do gás e como se deve proceder?

As inspeções às instalações do gás estão previstas na lei e a forma como devem acontecer também.

Logo no final da construção da casa e antes do abastecimento do gás natural são realizadas as inspeções iniciais que asseguram a normal fornecimento deste serviço.

Além desta inspeção, temos as inspeções extraordinárias que ocorrem sempre que se verifiquem determinadas circunstâncias, como por exemplo quando houver reconversão da instalação para gás natural, após deteção de fuga ou interrupção do fornecimento por existência de defeito na instalação, as inspeções periódicas.

Perguntas-nos como deves proceder. Ora, deves estar atento e não deixar passar a data da inspeção. Se não realizares a inspeção periódica nos prazos mencionados, serás notificado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para que a mesma se realize nos três meses seguintes.

Deves também solicitar à entidade inspetora um certificado de inspeção válido. Nesse sentido, deves contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção fornecendo os dados necessários correspondentes ao teu caso. É importante que consultes a listagem das entidades inspetores no site da DGEG.

No dia da inspeção deves garantir que: 

Os contadores de eletricidade e de água estão ligados;

Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação;

O exaustor deve estar a funcionar durante o horário da visita para a inspeção;

Se instalaste recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), deves garantir ainda a presença do técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO).

 

Por: Idealista