Registar pela fotografia a cidade de Albufeira em 2019, para memória futura, é a iniciativa a levar a cabo pelo Arquivo Histórico de Albufeira, a 9 de junho, para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos. Esta maratona, intitulada «Da memória se faz futuro», decorrerá entre as 09h00 e as 17h00 e conta com a colaboração do fotógrafo Rui Carvalho. As inscrições decorrem até 6 de junho.

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, o Arquivo Histórico de Albufeira promove uma maratona fotográfica que visa destacar a História, o Património Arquitetónico, o Documental, o Religioso e Natural da cidade, assim como o quotidiano dos residentes e turistas.

Esta maratona, intitulada “Da memória se faz futuro”,  tem como objetivo registar a cidade de Albufeira em 2019, para memória futura, contribuindo desta forma, para a construção da identidade desta comunidade. A iniciativa conta com a colaboração de Rui Carvalho fotógrafo de referência com várias exposições realizadas.

A maratona é gratuita e vai ter lugar na cidade de Albufeira entre as 9h00 e as 17h00 e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, não havendo distinção entre fotógrafos amadores ou profissionais. Há prémios em vales nos valores de 400 euros, 250 euros e 150 euros para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Os Arquivos Fotográficos constituem uma parte significativa dos espólios à guarda das instituições públicas que mais interesse têm despertado tanto em investigadores, como na comunidade local.

A importância dada a estes documentos únicos deve-se ao facto de serem registos históricos que abrangem todos os aspetos da atividade humana tanto a nível cultural, social, político e antropológico. É por iniciativa da UNESCO que o 9 de junho é consagrado aos Arquivos.

Os interessados podem proceder à respetiva inscrição a partir do dia 17 de Maio até 6 de Junho: https://forms.gle/Mo27Th9rS3LQFZxi6

Informação disponível no site da Câmara – Eventos (https://www.cm-albufeira.pt/civicrm/event/info?id=886&reset=1)

 

Por: CM Albufeira