Esta foi uma ação decidida pela Comissão Política Distrital da JSD/Algarve que se propôs a apresentar um conjunto de propostas a serem levadas a debate, pelos nossos candidatos, se assim considerarem pertinente, ao Parlamento Europeu.

No dia 27 de abril, em Faro, a JSD/Algarve realizou o seu I Congresso Europeu.

Nesse Congresso, durante 3 horas, os militantes da JSD/Algarve debateram 14 propostas sobre a União Europeia em matérias que dizem respeito aos jovens e ao Algarve, sendo estas: Ambiente; Mobilidade; Cidadania – aproximação dos eleitores às eleições europeias – e Economia Circular.

Das 14 propostas levadas a debate, 12 propostas foram votadas favoravelmente pelos militantes presentes no Congresso Europeu.

No passado dia 6 de maio - no dia 45.º aniversário do Partido Social Democrata –, em Monchique, finalizado o necessário e produtivo debate, este processo culminou com a entrega das 12 Propostas, compiladas num só documento, ao cabeça de lista às eleições europeias, pelo Partido Social Democrata, Dr. Paulo Rangel, e à candidata Professora Maria Graça Carvalho.

A JSD/Algarve propõe, entre outras medidas:

• Proceder a uma reestruturação curricular, no ensino secundário, quer reaproveitando disciplinas existentes quer procurando oferecer novas ofertas letivas, que visem dotar os jovens de conhecimentos básicos sobre as instituições políticas locais, nacionais e europeias e o seu próprio papel enquanto eleitores;

• Facilitar e apoiar a criação e o trabalho de Associações Académicas ou de Estudantes, através de um reforço do sistema do associativismo juvenil: as Associações são, não raras vezes, o primeiro contacto dos jovens com um sistema político, onde exercem o direito de voto, ao votarem na Lista que apoiam.

• Medidas de Combate aos incêndios;

• Criação de aplicação para cidadãos com mobilidade reduzida, de forma a terem acesso à informação sobre existência (ou não) de rampas, tipo de pavimento e largura do passeio;

• Aplicação da taxa reduzida aos equipamentos eficientes, a título de exemplo: lâmpadas LED e eletrodomésticos de classe A;

• Apoiar a Simbiose Industrial, ao criar plataformas de cooperação.

Para Bárbara do Amaral Correia, Presidente da JSD/Algarve, “uma estrutura política de juventude, ao participar nos processos eleitorais, não pode, em momento algum, limitar-se a “agitar bandeiras”, contribuímos de forma construtiva e séria. Trabalho sério, com propostas, será sempre aquilo que nos move”.

Bárbara do Amaral Correia acrescenta “É factual: a JSD/Algarve continua e continuará a ser a estrutura política da juventude que lidera as vozes dos jovens algarvios em várias matérias, com política de maturidade e responsabilidade.”

 

Pela Comissão Política Distrital da JSD/Algarve