No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador decorre, no dia 31 de maio, pelas 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene de reconhecimento aos pescadores locais.

A celebração consiste no reconhecimento e na valorização de uma vida dedicada ao mar. Valério Basílio Moreira Romão (Cabanas), Francisco da Encarnação Vieira (Santa Luzia), Álvaro Gonçalo dos Santos e José Silvério da Luz Melita (Tavira) são os distinguidos deste ano.

Valério Romão, natural de Cabanas, é o marítimo mais novo a ser distinguido, este ano, com 48 anos. O gosto pelo mar levou-o a abraçar esta profissão, aos 13 anos. Desde então tem trabalhado ao lado de seu pai, tendo, há uns anos, sofrido um acidente que quase lhe custou a vida.

Francisco da Encarnação Vieira, mais conhecido por Chico, é natural da freguesia de Santa Luzia. Hoje com 87 anos, iniciou a sua atividade com a tenra idade de 8 anos. A sua ligação ao mar foi vasta e variada. Durante dez anos, integrou várias campanhas de armações do atum, no arraial do Barril. Trabalhou, igualmente, na marinha mercante até à idade da reforma. Nessa fase, e até há pouco tempo, foi pescador amador na sua própria embarcação “Ti Xico”.

Álvaro Gonçalo dos Santos, natural da freguesia de Santa Maria, tem, atualmente, 72 anos. Com 13 anos começou na apanha do marisco e na pesca à rede. Aos 17 anos assume-se como pescador profissional, passando por diferentes embarcações. Viveu e superou momentos de grande perigo e aflição. Foram 48 anos dedicados de corpo e alma à pesca.

José Silvério da Luz Melita nasceu, em Santa Luzia, há 71 anos atrás. Foi muito pequeno para Luanda (Angola) e cedo começou a sua atividade de pescador profissional. Em 1975, fruto do clima de instabilidade vivido em Angola devido à guerra civil, José, juntamente com a sua família, dá início à sua viagem por mar rumo a Portugal. Esta teve a duração de 27 dias e ficou marcada como a aventura da sua vida. Regressado ao seu país, José continuou a exercer a atividade de pescador.

A autarquia comemora, uma vez mais, esta data com o intuito de enaltecer a profissão e reconhecer a importância que este setor representa na economia local, regional e nacional.

 

Por: CM Tavira