Há dias intermináveis no trabalho, seja por falta de concentração ou por falta de motivação – até porque estar sempre entusiasmado não é tarefa fácil. Ainda assim, há formas de contornar os dias menos bons e algumas estratégias capazes de ajudar-te a manter o foco ao longo do dia.

Ser mais produtivo é o objetivo. Como? Recorrendo a alguns truques. A Human Resources reuniu um conjunto de 6 dicas que dão uma ajuda nas horas mais difíceis do dia. Eis as regras, explicadas uma a uma.

 

Planear o dia de trabalho

Esta é a primeira coisa a fazer: definir uma ordem de trabalhos. Podes optar por fazer uma organização diária ou então uma organização semanal, de acordo com as tarefas e objetivos a cumprir.

Definir uma rotina diária

É ideal criar rotinas, para que possas ser mais eficiente na organização das tarefas. Podes, por exemplo, começar por tratar dos assuntos mais rápidos, para que depois possas concentrar-te naquilo que necessita de maior atenção.

 

Controlar o tempo

O planeamento é fundamental. Deves tentar prever o tempo que vais perder com cada tarefa, para não falhar prazos e não deixar nada “para trás”.

Desligar-se das distrações

Outra regra de ouro: deixar de lado todas as fontes de distração. Se o telemóvel for uma delas, o melhor será deixá-lo bem longe.

 

Não fazer multitasking

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode dar mau resultado, por duas razões: podes diminuir os níveis de produtividade e a qualidade que imprimes a cada tarefa. O ideal é focares-te numa tarefa, vez à vez, e garantir que fica bem feita.

 

Manter o espaço organizado

Deves procurar manter a secretária limpa e organizada. A organização do espaço físico é tão importante como a organização das tarefas.

 

 

Por: Idealista