GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Queimado deriva de alcunha. O mais antigo que se conhece foi Pedro Martins Queimado (Felgueiras Gaio, 1678) e consta como “homem fidalgo” nas inquirições ordenadas por D. Dinis entre 1284 e 1307. Foi pai de Rui Queimado.

 

Vasco Queimado, filho de Rui, foi vedor da fazenda de D. Fernando (1367-1383) e apoiante de D. João I durante a crise de 1383-1385 e na guerra com Castela, a qual duraria até 1411. Casou com Maria Anes Escobar (filha de João Gonçalves de Escobar) e foram pais de outro Vasco Queimado e de Leonor Queimada.

Vasco Queimado, filho do homónimo anterior, casou com Isabel de Villalobos (filha de Vicente Gil de Villalobos e de Maria Lopez de Haro). Deve ter adotado o brasão da esposa dado que os das duas famílias são idênticos (fig. brasão).

Vasco Queimado de Villalobos, filho e neto dos anteriores, foi Guarda-mor do Infante D. Pedro, Regente do Reino (1438-1449). Foi feito prisioneiro na Batalha de Alfarrobeira onde pereceu D. Pedro. Depois de liberto preferiu o exílio em Inglaterra, onde esteve ao lado do Rei Henry IV (1399-1413), o qual era irmão de D. Filipa de Lencastre, esposa de D. João I e mãe do Infante D. Pedro. De Helena Fernandes, moça solteira, teve entre outros Vasco Queimado e João Queimado.

Vasco Queimado, filho de Vasco e de Helena, foi Guarda-mor da Casa da Índia e “serviu uma comenda com Arzila”. Casou com Maria Jaques (filha de Pedro Jaques), com geração.

João Queimado, irmão do anterior, foi Provedor ao serviço de D. Manuel (1495-1521) das feitorias africanas de Arzila, Ceuta, Tânger e Alcácer-Ceguer. Foi à Índia como capitão de nau (1556) e esteve na conquista da cidade de Mombaça e da fortaleza de Socotorá. Terá também sido juiz de Lisboa. Casou com Violante Correia de Lacerda (filha de Francisco Pacheco), com descendência.

Nos registos paroquiais de Loulé encontrou-se Luís? Queimado, de Vale Judeu, casado antes de 1560 com Maria de Sousa. Estes foram contemporâneos de Leonor Queimada e de Vicente Anes, naturais de Alte e casados antes de 1570…