Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: Simão Andrade Almeida

Ano nascimento: 2006 (24 junho)

 

 

Verdade insofismável: o patamar qualitativo da geração de jogadores nascidos em 1996 que compõem a equipa do Louletano dessa idade (atualmente Infantis A, a partir de 1 julho 2019 Iniciados B) é elevado.

Tão elevado que, estamos seguros, tem todas as condições para ser candidata ao apuramento para a 2ª Fase (Apuramento de Campeão) do Nacional de Iniciados de 2020/21.

Garantida que foi pela equipa de 2004 a conquista do cetro algarvio no escalão em apreço e não duvidando que a geração de 2005 fará, certamente, um Campeonato tranquilo, sem quaisquer sobressaltos (podendo até, com alguns retoques, ter desmedidas ambições…), garantida também está a participação da equipa de 2006 na mais alta competição nacional de Iniciados que se disputa no nosso país.

Tal futurologia baseia-se na enorme qualidade do plantel. Desde os guarda-redes aos avançados, há bons recursos humanos para legitimar altas expectativas. Até porque sabemos que qualidade atrai qualidade, o que significa que o grupo terá fortes possibilidades de ser reforçado.

Um dos reforços que já se incorporou esta época dá pelo nome de Simão Almeida. Proveniente do Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, Clube que representou como federado durante quatro épocas, Simão rapidamente se integrou na equipa louletana, conquistando o seu espaço, quer graças à boa formação humana que evidencia quer, claro está, graças à elevada qualidade do seu futebol.

Avançado elegante e com boa estampa física, Simão é veloz e oportunista a surgir nos espaços vazios e o seu jogo tanto vive de rasgos dentro da área como, graças a evidente inteligência e a grande dinâmica de movimentos, o faz surgir dos flancos a oferecer golos aos companheiros ou a faturar.

Deambulando por todos os últimos 30 metros do retângulo de jogo arrastando adversários, utilizando o corpo para ganhar duelos e espaços, movimentando-se perto e dentro da área com a astúcia dos grandes goleadores, desmarcando-se como um fantasma sendo decidido e letal, já que é exímio na arte de bem finalizar, Simão é um talento.

Somos até de opinião que Simão, dissecando as suas prestações quer ao serviço do Louletano (Futebol 9 e de 11) quer da Seleção do Algarve (onde é cliente assíduo), que Simão Almeida, a par de mais 4 ou 5 jogadores de 2006, tem condições para integrar, na época que se avizinha, o plantel da equipa A de Iniciados, ou seja, a equipa de 2005.

E isto porque estamos na presença de um jogador com condições para ter um brilhante futuro futebolístico.

Aconselhamos a que não o percam de vista.