Entre graúdos e miúdos, cerca de 100 componentes do Grupo Folclórico de Faro sobem ao palco do Passeio da Doca para comemorar 89 anos de existência. Vai ser a mostra das diversas vertentes do grupo de folclore mais antigo do Algarve

Na noite de 9 de Junho, a partir das 21.30h, o Grupo Folclórico de Faro irá realizar um Espetáculo Comemorativo integralmente preenchido com a apresentação das suas quatro secções: Escola de Acordeão, Cancioneiro, Grupo Infantil e Grupo Adulto.

Abrirá o espetáculo, a Escola de Acordeão do Grupo Folclórico de Faro, sob a orientação do Professor Hermenegildo Guerreiro. Apresentará alguns dos seus alunos, de diversos níveis de aprendizagem, num momento dedicado ao instrumento-rei do Algarve. De seguida, o Cancioneiro irá mostrar um pouco da diversidade da música tradicional e dos cantares populares do Algarve. Depois será a vez dos mais pequenos (Grupo Folclórico Infantil de Faro), que irão recriar em palco as brincadeiras, as cantigas e as danças dos tempos dos seus avós. Finalmente, o grupo de dança adulto fechará o espetáculo interpretando os característicos corridinhos, bailes de roda e baile mandado, onde não faltará o convite ao público para integrar o “balho”!

No sábado seguinte, 15 de Junho, as comemorações do aniversário continuam com a realização de um jantar convívio.

 

UM GRUPO COM UMA LONGA HISTÓRIA

O mais antigo dos grupos de folclore da região algarvia foi formado em Faro por Serafim Carmona, no início dos anos 30. Teve como principal impulsionador Henrique Bernardo Ramos - grande figura do folclore algarvio que liderou o Grupo durante quase 40 anos.

Começou por se chamar Rancho Regional Algarvio ou, simplesmente, Rancho do Algarve. Na sua génese estiveram muitos dos grandes acordeonistas que marcaram uma época: José Ferreiro Pai, António Madeirinha, José Massena Fialho (o “Céguinho da Luz”), José Padeiro, Armindo Barbosa, irmãos Marum, entre muitos outros. As habilidades dos bailadores nas “escovinhas” e “sapateados” fizeram escola em todo o Algarve – “Pechalhá”, “Rabinete”, Miguel dos Santos, Leal, “Galinho”, Carminho e irmãos Fantasia marcaram uma época na arte de dançar o corridinho.

Foram muitos os êxitos, como as “Noites Algarvias” que lotaram o Coliseu dos Recreios em Lisboa nos anos 40 e 50, mas também não faltaram revezes e até paragens, devido aos anos mais duros da emigração que levaram muitos dos elementos do Grupo para fora do país.

Nos anos 60, o Grupo volta a brilhar ao lado da saudosa Orquestra Típica de Faro, e inicia uma ativa participação na animação turística do Algarve.

Nos anos 80 e 90, sob a direção de Fernando Fantasia, conhece os palcos de muitos dos mais importantes festivais de folclore, um pouco por todo o mundo. A partir de então não mais parou de representar o país nos quatro cantos do mundo!

 

UM GRUPO COM PROJETOS DE FUTURO

O Grupo Folclórico de Faro é uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio. É membro da Federação do Folclore Português, filiado no Inatel e foi um dos fundadores da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve. Enquanto organizador do FolkFaro, é também membro do CIOFF Portugal (Conselho Internacional dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).

Para além de apresentações por todo o país, o Grupo tem vindo a participar em inúmeros festivais internacionais de folclore, tendo já efetuado deslocações a Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica e Polónia. Participou em diversos trabalhos e publicações de carácter etnográfico, em desfiles e exposições de trajes, e várias edições discográficas.

Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido pela Câmara Municipal, no ano de 2002, com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2014, recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito atribuídos pela União das Freguesias de Faro. Já em 2015, recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.

Em 2017, com a atribuição ao Grupo, pelo Município de Faro, do piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão, concretizou-se uma aspiração antiga do Grupo: a inauguração de uma Sede Social condigna que lhe permite desenvolver as suas atividades em melhores condições.

O Grupo Folclórico de Faro, orgulhoso do seu passado, continua com projetos de futuro, entre os quais se perfilam uma deslocação à França, de 15 a 22 de Julho, onde representará Portugal na 55ª edição do Festival Interfolk, na cidade de Puy En Velay.

De 17 a 25 de agosto realizará mais uma edição do FolkFaro - o maior festival internacional de folclore do sul de Portugal, que este ano irá trazer ainda mais grupos de vários pontos do mundo.

 

Helena Franco

Presidente da Direção