Ao longo do mês de junho, decorrerá no concelho a 9ª edição do Festival de Marchas, com a realização de nove encontros de marchas, numa iniciativa do Município de Odemira e sete várias coletividades. As marchas mobilizam anualmente centenas de pessoas nas coreografias, músicas, guarda-roupa, arranjos e adereços.

As marchas serão apresentadas em Colos (1 junho), Sabóia (7 junho), Longueira (8 junho), Vila Nova de Milfontes (14 junho), Boavista dos Pinheiros (15 junho), S. Luís (21 junho), Zambujeira do Mar (22 junho), Odemira (28 de junho) e S. Teotónio (29 junho).

A vila de Odemira recebe, na noite de 29 de junho, pelas 21.00 horas, a Grande Final do 9 º Festival de Marchas Populares do Concelho, com a participação de todas as marchas promovidas pelas coletividades das várias freguesias e sardinhada oferecida à população. As entradas são gratuitas, à semelhança dos restantes encontros no âmbito do Festival.

As marchas são promovidas pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira, Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, Associação de Festas de Boavista dos Pinheiros, Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Sabóia), Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Teotónio, Casa do Povo de S. Luís e Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira.

No âmbito do Festival de Marchas, estará patente ao público, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 1 a 29 de junho, uma Mostra de Trajes do Festival de Marchas, uma iniciativa que tem por objetivo valorizar e mostrar os trabalhos de guarda-roupa, nos modelos feminino e masculino, confecionados para as marchas de 2018.

 

Por: CM Odemira