O concelho de Alcoutim, no distrito de Faro, apresenta hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado de incêndios mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança.

Em risco elevado estão mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Évora, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Viseu e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o "elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao início da tarde.

A previsão aponta também para períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir da madrugada, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, onde será em geral fraca e em especial no litoral, e passando a aguaceiros fracos a partir do fim da manhã.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos com muita nebulosidade até meio da tarde e possibilidade de chuva fraca no Alto Alentejo e no litoral oeste entre o fim a manhã e o meio da tarde.

O IPMA prevê ainda vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste e descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 06 graus celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 17 (em Viseu) e os 28 (em Faro).

 

Por: Lusa