Escola de Loulé premiada nas «Olimpíadas das Alterações Climáticas»

O Município de Loulé saúda a iniciativa da AMAL, que apresentou ontem, dia 4 de junho, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas da Comunidade Intermunicipal do Algarve (PIAAC-AMAL), cujas fases metodológicas de trabalho foram também acompanhadas por esta Autarquia.

A sessão de apresentação do Plano contou com um painel de oradores de prestígio, com uma plateia atenta e diversa, onde estiveram representadas várias entidades e sobretudo várias faixas etárias, e onde todos os discursos foram unânimes quanto à necessidade de mudança de paradigma, deixando para trás apenas a abordagem a alterações climáticas, substituindo agora por “urgência climática”.

Na sessão de encerramento, Jorge Botelho, presidente da AMAL e autarca de Tavira, destacou a importância do PIAAC como elemento estratégico para a região, reconhecendo-o como capaz de alavancar as prioridades de investimento no próximo quadro comunitário 2030, bem como servir de diretriz à agenda política para a resiliência do território regional. A sessão de encerramento contou também com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Este projeto, coordenado pela AMAL, teve como líder do consórcio a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas também composto pela UAlg – Universidade do Algarve e pela Bentley Systems.

O Município de Loulé congratula-se ainda com uma importante vitória, que revela mais uma vez a qualidade do ensino neste Concelho: entre os três momentos da sessão destinados à entrega de prémios das “Olimpíadas das Alterações Climáticas”, Loulé conquistou dois, nomeadamente através do filme “Será que o nosso Algarve aguenta?” da turma do 6ºC da Escola EB 2,3 Padre João Coelha Cabanita, tendo merecido também uma menção honrosa e do filme “Climate Change 101” produzido pelos alunos do grupo Metil-Ciclobutado, da turma 11ºC da Escola Secundária de Loulé. Ambos os prémios foram entregues às turmas envolvidas, pelo presidente deste Município, Vítor Aleixo.

A Câmara Municipal de Loulé felicita todos os professores e alunos envolvidos e realça a importância do envolvimento e do apoio aos mais jovens no desafio ao combate às alterações climáticas.

Com vista a melhor enfrentar futuro próximo, o Município de Loulé é detentor de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), estratégia de âmbito local, que aprovou em junho de 2016, no sentido do desenvolvimento de um município consciente, informado e capacitado na resposta às alterações climáticas e que incorpora na sua ação municipal e na gestão territorial os fatores, ameaças e oportunidades associados às novas dinâmicas climáticas.

 

Por: CML/GAP /RP