PSD Portimão pede ausência de silêncios ao executivo da CMP e vai propor nova sessão de comissão de saúde com presença de responsáveis pela falência da Maternidade de Portimão.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou hoje o encerramento até terça-feira da maternidade do Hospital de Portimão (Algarve) por falta de médicos pediatras

O PSD/Portimão manifesta a mais profunda preocupação por, de forma recorrente nos últimos meses, nova falha apresentada no serviço do hospitalar do CHUA, particularmente no Hospital de Portimão.

Mais uma vez o Serviço Nacional de Saúde em Portimão, com repercussão em todo o Barlavento e influência em todo o Algarve, são notícia por razões que não são as melhores e que agravam a preocupação de todos os portimonenses.

Demonstra o PSD/Portimão a sua preocupação por, às “portas” da altura do ano em que toda a região duplica - e até chega a triplicar - a sua ocupação já haverem sinais de ruturas em áreas essenciais da prestação de cuidados hospitalares no CHUA, afetando não só residentes como os turistas que, e bem, desde já nesta semana optaram por passar férias ou umas miniférias nesta região e em particular no barlavento.

Lamenta o PSD/Portimão que o Serviço Nacional de Saúde que a Senhora Ministra da Saúde fala e descreve publicamente não exista. Que, esse hipotético SNS que só a Senhora Ministra da Saúde conhece, apenas se afirme como algo que é e se quer para todos e tendencialmente gratuito porque, com novo exemplo real vindo de Portimão, esse SNS não existe.

Este facto demonstra que, de forma reiterada, voltam os algarvios e os barlaventinos a serem tratados sem equidade pelo Governo. 

Coloca à reflexão o PSD/Portimão que, nesta ampla área geográfica, ficar sem resposta pediátrica e para as Mulheres em trabalho de parto durante 4 dias no Hospital do Barlavento Algarvio é alarmante e que, para se ter acesso a uma urgência, na área da Mulher e da Criança até à próxima terça-feira só existam duas soluções:

1. Ir à já saturada Urgência do Hospital de Faro, que no caso de um algarvio residente em Odeceixe significa 1h30 a 2h00 de viagem e fazer 250 quilómetros ida e volta, pagando do seu bolso o táxi ou a ambulância ou o combustível, em vez de 45 a 50 minutos e 120 quilómetros ida e volta à Urgência do Hospital de Portimão.

2. Ir, mais uma vez, a uma das unidades hospitalares do grupo Hospitais Particulares do Algarve, em Lagos ou em Portimão, pagando o que tem direito constitucionalmente!

Estranha o PSD/Portimão o silêncio ensurdecedor, reiterado ao longo dos últimos 4 anos, dos agentes políticos locais. 

Outrora, desde a Senhora Presidente de Câmara a deputados afetos às siglas que sustentam o Governo de António Costa, todos eram extremamente ativos a falar e defender a Saúde local e regional, apresentando ainda providências cautelares e inclusive promovendo manifestações à porta do Hospital em questão.

Agora, à data de hoje, onde está a voz dos socialistas portimonenses e algarvios?

Recorda o PSD que o silêncio perante o poder Político Governamental apenas representa que hoje se esquecem dos seus deveres perante os portimonenses e da luta por um SNS que funcione ao serviço das pessoas, com qualidade, acessibilidade e gratuitamente.

Informa o PSD/Portimão que irá apresentar em local próprio o pedido para audiência local dos intervenientes com responsabilidade nesta nova falha na saúde Portimonense e algarvia.

Por fim, manifesta o PSD/Portimão toda a sua solidariedade e compreensão para com os profissionais de saúde que, diariamente e com estes constrangimentos públicos, não deixam de trabalhar de forma abnegada. Sobre a classe política, refere o Presidente do PSD/Portimão que “Não é hora de perderem a voz que outrora tanto tinham. É hora de determinados dirigentes políticos serem coerentes e unirem esforços, juntos de todos os portimonenses em detrimento de siglas partidárias, a defender a Saúde em Portimão, no Barlavento e no Algarve.” assinala Carlos Gouveia Martins.

Comissão Política do Partido Social Democrata da concelhia de Portimão

Portimão, 8 de junho de 2019