«Diminua o seu consumo de plásticos de uso único»

Como consumidor, pode contribuir para um ambiente mais limpo ao evitar plásticos de uso único como as palhetas para mexer o café, as palhinhas, os talheres de plástico e a loiça descartável. Opte por alternativas não plásticas que possam ser reutilizadas.   

Os plásticos de uso único levam alguns segundos a serem produzidos, são utilizados por alguns minutos e poluem o meio ambiente por centenas de anos. No Algarve, ao longo de 100 metros de praia encontram-se, em média, 57 artigos de plástico de uso único. E esta ordem de valores tem sido registada durante meses de época baixa (inverno e primavera), sugerindo que a origem dos plásticos marinhos não se encontra na atividade turística da região, mas sim aos nossos hábitos de consumo diários.

Estes valores foram estimados por investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que têm vindo a monitorizar a poluição por plástico na costa do Algarve durante os últimos 5 anos. A investigadora Katy Nicastro refere “o plástico de uso único é extremamente frequente ao longo da nossa costa. Durante as nossas amostragens encontramos sempre tampas de garrafas de plástico, invólucros de alimentos, sacos de plástico, tampas de plástico, palhinhas e recipientes descartáveis ​​de espuma”. Gerardo Zardi, também investigador do CCMAR, refere que “os plásticos marinhos afetam a vida selvagem, a perceção que os turistas têm das nossas praias e eventualmente como isso pode afetar a nossa saúde. Os resultados do nosso estudo mostram a dimensão real deste problema na costa do Algarve, pelo que temos agora a obrigação de erguer uma bandeira vermelha e dizer que não podemos usar o mar e nossas praias como caixotes de lixo”.

Em outubro de 2018 deu-se um passo importante para combater o lixo marinho em toda a União Europeia, com o Parlamento Europeu a aprovar a proibição de plásticos de uso único a partir de 2021, num esforço para limitar a poluição nas praias e mares da Europa. Como sociedade e como consumidores, podemos começar a implementar estas boas práticas no nosso dia-a-dia, adotando hábitos de consumo mais responsáveis em relação ao ambiente. 

 

CONTACTOS DECO:
deco.algarve@deco.pt | Tel. 289 863 103 | Fax. 289 863 108 | www.deco.proteste.pt
Delegação Regional do Algarve - Rua Dr. Coelho de Carvalho, nº1 C, 8000-322 Faro