A vila de Cacela Velha volta a receber uma campanha de escavações arqueológicas na área do Poço Antigo, entre os dias 17 de junho e 12 de julho. A iniciativa pretende reanalisar os vestígios ali existentes, delimitar as áreas de ocupação e identificar novas zonas de testemunhos arqueológicos.

Denominado «Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança», o projeto de investigação resulta de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Ao longo de quatro semanas, o Campo-Escola de Arqueologia de Cacela vai acolher investigadores e alunos universitários, envolvendo cerca de 30 participantes nacionais e estrangeiros.

As áreas abertas em 2018 vão ser alargadas, continuando a desenvolver-se o estudo do bairro medieval islâmico (séculos XII-XIII) e a necrópole da Ermida de N. S. dos Mártires (séculos XIII-XVI).

Os trabalhos do Campo-Escola incluem escavação, registo e análise das diferentes camadas, recolha de sedimentos, bem como a identificação de materiais como cerâmicas, restos alimentares, peças de metal, entre outras.

Durante o período de escavações, serão também realizadas algumas ações de formação e divulgação, todas elas gratuitas e abertas à comunidade.

Assim, no dia 18 de junho, terá lugar um workshop em bio-arqueologia, entre as 16h00 e as 18h00, enquanto no dia 27 de junho, às 18h00, a Casa do Pároco, em Cacela Velha, acolhe a conferência «Práticas funerárias no período medieval. O que nos dizem hoje os vestígios arqueológicos».

Todos os que queiram conhecer a escavação poderão também visitar o espaço dos trabalhos, ver alguns achados arqueológicos e ouvir as novidades durante o Dia Aberto, que decorrerá no dia 9 de julho, entre as 10h00 e as 14h00.

O leque de atividades encerra com a iniciativa «Passos Contados», organizada pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, que proporcionará uma visita acompanhada ao local com os arqueólogos responsáveis pela escavação, no dia 13 de julho, às 18h00.

 

Sobre o projeto

«Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança»

O projeto tem um horizonte de quatro anos e permitirá que cientistas portugueses e estrangeiros possam estar no terreno a aprofundar o conhecimento sobre o passado de Cacela Velha.

O seu principal objetivo é desenvolver o estudo de Cacela Velha medieval, em sequência das escavações já ali desenvolvidas nos anos 1997-2007.

Através destas medidas, pretende-se não só consolidar a informação histórico-arqueológica já adquirida, mas também obter novos dados que permitam alargar e detalhar o conhecimento sobre o território onde a povoação de Cacela se estabeleceu e sobre as comunidades humanas que o habitaram ao longo da Idade Média (séculos X-XV).

Todas as ações serão acompanhadas por um programa de divulgação e valorização do património histórico-arqueológico de Cacela Velha, esperando-se a renovação e ampliação das infraestruturas de apoio a visitas aos sítios arqueológicos de Cacela Velha e o estabelecimento de medidas de proteção e musealização.

 

Por: CM VRSA