11 A 13 DE OUTUBRO

A Câmara Municipal de Loulé torna público que por lapso lamentável no anterior comunicado não foi mencionado o papel decisivo que o Senhor Embaixador de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini, teve na preparação da visita a Marrocos e na aceitação daquele país como convidado da Bienal Ibérica do Património Cultural, a ter lugar em Loulé. No início do ano, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé reuniu com o Senhor Embaixador de Marrocos em Portugal para formular o convite oficial para aquele país ser o convidado da Bienal Ibérica do Património Cultural 2019.

No âmbito dos preparativos da presença de Marrocos na Bienal Ibérica do Património Cultural de Outubro próximo na qualidade de país convidado, o Presidente da Câmara acompanhado da Directora Municipal Dália Paulo e da Directora da Bienal Catarina Valença Gonçalves, deslocaram-se a Rabat, para uma série de reuniões bilaterais com os responsáveis das autoridades Marroquinas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Marrocos coordenará a representação na Bienal em Loulé, que será igualmente composta pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério do Turismo e do Artesanato. Assim, num intenso dia e manhã de trabalho, a comitiva portuguesa teve oportunidade de reunir com a Directora da Cooperação e da Acção Culturais do MNE de Marrocos, com o Diretor Financeiro do Ministério do Turismo, com o Director de Prospecção da Maison de l’Artisan (Casa do Artesão) e, ainda com o Director do Instituto Nacional de Ciências Arqueológicas e do Património.

Foi ainda possível colocar a Senhora Embaixadora Portuguesa em Marrocos, Rita Ferro, acompanhada do representante da AICEP em Rabat, Rui Cordovil, e do Conselheiro Cultural, Vítor Marcelino, a par dos acordos alcançados relativamente ao formato exacto dessa importante presença de Marrocos no evento de referência do sector do património cultural.

Marrocos far-se-á assim representar na Bienal de Outubro próximo, em Loulé, não somente com um espaço físico com demonstração ao vivo de artes & ofícios tradicionais seleccionados, isto é que convergem de alguma forma com a cultura e tradição do Sul de Portugal e onde haverá música e gastronomia, mas, sobretudo, estará presente ao nível institucional e técnico, tanto na forma dos representantes dos ministérios acima referidos, como através de especialistas que virão apresentar o estado da arte da intervenção em património cultural em Marrocos – ao nível da investigação, da gestão patrimonial, das artes & ofícios e do turismo-cultural – na forma de seminários, workshops e reuniões bilaterais.

É pois com imensa satisfação que Loulé receberá esta representação marroquina do campo do património cultural, absolutamente inédita em Portugal na sua transversalidade, e que visa estimular as naturais relações entre os dois países neste fundamental campo do património cultural.

Vítor Aleixo, autarca de Loulé, sublinha a importância destes encontros “as reuniões com as entidades marroquinas foram bastante positivas e começaram a delinear-se possíveis parcerias para depois da Bienal, no âmbito do património cultural, um repto já lançado por Adriano Moreira e Cláudio Torres e que agora pode ser concretizado”.

 

SOBRE A BIENAL IBÉRICA

Refira-se que a Bienal Ibérica é o único certame europeu da área de património cultural que resulta de uma fusão entre dois eventos de dois países distintos, criando um certame à escala ibérica e com projeção europeia. Desde final de 2018 que a Bienal está integrada na HERIFAIRS - rede europeia de feiras do património que conta também com a participação de Itália, Áustria e Espanha.

A edição de 2019 é um projeto da Spira – agência de revitalização patrimonial e tem a Câmara Municipal de Loulé como entidade promotora.

Inscrições e toda a informação sobre o evento em www.bienalarpa.pt  

 

Por: CML/GAP /RP