A quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2019 vai decorrer entre sexta-feira e domingo em Aljezur, evento que, cinco anos depois, marca o regresso ao Algarve de uma etapa principal competição de surf em Portugal.

Em comunicado, a organização adianta que a liga, na qual se disputam os títulos máximos da modalidade, volta agora ao sul do país para o "Allianz Algarve Pro", que se realiza entre sexta-feira e domingo na Praia do Amado, concelho de Aljezur.

Entre os atletas em competição no Algarve estarão Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira, que após três etapas lideram o Santander Ranking, refere a organização.

O "Allianz Algarve Pro" será também "a etapa de todas as decisões" do "Allianz Triple Crown", troféu lateral da Liga MEO Surf, que chega à Praia do Amado com dois surfistas empatadas na liderança, tanto no masculino como no feminino.

São eles, respetivamente, o campeão nacional em título, Miguel Blanco e Vasco Ribeiro, tetracampeão nacional em 2011, 2012, 2014 e 2017. No lado feminino, a vice-campeã nacional em título, Yolanda Sequeira e Teresa Bonvalot, bicampeã nacional em 2014 e 2015.

Para além da agenda competitiva, que reúne alguns dos melhores surfistas nacionais, será entregue no evento o "Tiago Pires Award", anualmente atribuído a dois surfistas (masculino e feminino) emergentes, com o intuito de desenvolverem a sua carreira no Havai.

Haverá, ainda, ações de limpeza de praia, na sexta-feira, das 09:30 às 17:00 com crianças da Aljezur International School e, no sábado, das 10:00 às 17:00, uma ação de limpeza de praia aberta a voluntários.

A última vez que uma etapa da Liga MEO Surf decorreu no Algarve foi em 2014 e teve como vencedores Nicolau von Rupp e Carina Duarte.

 

Por: Lusa