O Município de São Brás de Alportel avança na estratégia de prevenção de incêndios. Reforço de vigilância, silvicultura preventiva, limpeza de bermas e criação de faixas de gestão de combustível são algumas das frentes prioritárias neste trabalho.

Na zona serrana do concelho está em curso a execução de 220 hectares de faixas de gestão de combustível da Rede Primária, um investimento de 108.936,50 euros, acrescidos de IVA, apoiado por fundos comunitários no âmbito do plano PDR 2020. Simultaneamente, decorrem trabalhos de silvicultura preventiva em faixas de gestão de combustível, em torno das povoações de Outeiro (Alportel) e Bico Alto, zonas estratégicas, na prevenção de incêndios pela sua localização. Trabalhos adjudicados por cerca de 16.000 euros. A limpeza de bermas em caminhos e estradas municipais é outra importante frente deste trabalho em marcha desde maio. Já foram abrangidos 80 km no concelho, num investimento da autarquia que ultrapassa os 20.000 euros.

Mediante um acordo existente com a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, estão também a ser desenvolvidos trabalhos de silvicultura e de criação de faixas de gestão de combustível na zona serrana. Estes trabalhos estão a incidir no sítio de Javali com o objetivo de proteger habitações e a população em caso de incêndio florestal.

Em complemento a estas empreitadas, através de administração direta, o município realiza desde maio a limpeza e manutenção de bermas nos núcleos habitacionais localizados no Barrocal do concelho. Trabalhos que incluem também o corte e limpeza de árvores que colocam em causa a normal circulação de trânsito em vias e caminhos municipais.

A Equipa de Sapadores Florestais que o município dispõe desde março de 2018 assegura outra importante frente de trabalho. Ao longo do ano tem vindo a realizar trabalhos de limpeza, manutenção e roça de matos em zonas florestais com vista à diminuição da carga combustível, inclusivamente em novas áreas de intervenção para as quais tem sido necessária a articulação com as diretrizes da Proteção Civil Municipal, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e em estreita articulação com a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores da Serra do Caldeirão. Esta equipa tem vindo a participar ainda em várias ações de sensibilização junto da população com o objetivo de alertar para comportamentos de risco no espaço florestal e a necessidade de limpeza de algumas zonas. Durante o período crítico de verão, esta equipa ocupa-se ainda da área da vigilância móvel e fixa, realizando trabalhos de primeira intervenção, bem como rescaldo e vigilância pós incêndios florestais, se necessário. A vigilância vai ser alternada com trabalhos de limpeza e gestão de combustível em pontos críticos identificados pelo município e por munícipes.

O reforço da vigilância e dos meios de combate são outras frentes primordiais desta estratégia, colocada em marcha com recurso a um conjunto cada vez mais alargado de parceiros, entre os quais a Corporação de Bombeiros, o Comando Distrital da Proteção Civil, o Exército, a GNR, GIPS e demais entidades.

“Temos em marcha a Estratégia de Prevenção de Incêndios Florestais de 2019, num enorme esforço da Câmara Municipal e das diversas entidades, mas precisamos do envolvimento de toda a comunidade nesta missão que é de todos”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, sublinhando a importância da limpeza em redor de habitações em zonas rurais e deixando um agradecimento e elogio aos cidadãos que se têm envolvido neste esforço conjunto de proteção do património natural do concelho e da sua população.

 

Por: CM de São Brás de Alportel