No ano em que se comemora o 120.º aniversário do nascimento do poeta António Aleixo, a Câmara Municipal de Loulé organiza a cerimónia de descerramento da placa toponímica “Rua António Aleixo”, localizada no empreendimento Vila Sol, lugar do Morgadinho, freguesia de Quarteira, no próximo dia 28 de junho, pelas 18h00.

António Aleixo (V. R. Sto. António 1899 – Loulé 1949) é um dos poetas algarvios de maior relevo, e indiscutivelmente o maior poeta popular português, destacando-se pela ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos. Deixou-nos como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

Esta artéria integra um conjunto de 29 novos topónimos, bem como a numeração de polícia respetiva de cada artéria, que foram recentemente aprovados para esta área, e que incluem outros notáveis poetas portugueses como o Nobel da Literatura José Saramago, Eugénio de Andrade, o altense Cândido Guerreiro ou o rei poeta Al-Mutamid.

A Câmara Municipal de Loulé tem considerado a Toponímia e a Numeração de Polícia como dois instrumentos fundamentais para a organização territorial e para a qualidade de vida dos cidadãos do Concelho, permitindo a orientação e comunicação entre pessoas e a chegada mais rápida dos meios de socorro. A Toponímia funciona igualmente como registo da história das localidades ao perpetuar nomes antigos utilizados e que se vão perdendo no tempo, evocando também factos locais, nacionais ou internacionais, bem como personalidades que se destacaram.

Por: CM Loulé