Dando cumprimento ao compromisso assumido com o Ministério da Saúde, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve arrancou no passado dia 20 de maio com a Unidade de Hospitalização Domiciliária de Faro.

Neste primeiro mês de atividade, oito doentes já beneficiaram deste serviço de proximidade, mostrando-se bastante satisfeitos por estarem junto das suas famílias e continuarem a usufruir da prestação de cuidados de saúde de nível hospitalar em casa, tal como se estivessem no hospital.

Nesta primeira fase, a equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária de Faro arrancou atividade com cinco camas, assegurando cuidados num raio de ação de cerca de 30 quilómetros de distância relativamente à Unidade Hospitalar de Faro do CHUA. Disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, a Unidade de Hospitalização Domiciliária é composta por uma equipa multidisciplinar que integra médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutica, nutricionista, gestora e assistente técnica.

A hospitalização domiciliária, enquanto modelo de prestação de cuidados de saúde em casa, afigura-se como uma alternativa ao internamento convencional, “proporcionando assistência contínua e coordenada aos doentes que, na sequência de admissão hospitalar no internamento, cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, os quais permitem a sua hospitalização no domicílio, sob responsabilidade dos profissionais de saúde que constituem a Unidade de Hospitalização Domiciliária, sempre com a concordância do doente e da sua família”, explicou a médica Catarina Mendonça, coordenadora do projeto.

Perspetiva-se a abertura de uma unidade com as mesmas características em Portimão, no decurso do segundo semestre de 2019.

 

Por: CHAlgarve