O símbolo de qualidade ambiental foi ontem hasteado nas praias de Lagos, culminando numa cerimónia oficial, organizada pelo Município na Praia do Porto de Mós, que juntou as entidades diretamente envolvidas no ordenamento, gestão e limpeza das zonas balneares, ...

assim como outras entidades (públicas e privadas) que colaboram ativamente quer na prestação de serviços de apoio aos banhistas, quer nas muitas atividades de informação e sensibilização ambiental regularmente promovidas.

A iniciativa contou com um momento de animação alusivo à ameaça que o lixo marinho representa para os oceanos, evocando assim o tema deste ano do Programa Bandeira Azul que pretende sensibilizar as comunidades para o facto de cerca de 80% deste lixo (segundo dados das Nações Unidas) ter origem em atividades terrestres.

Uma mensagem igualmente reforçada pela exibição da escultura intitulada “A Waste of a Dolphin”, em forma de golfinho de plástico, da autoria da artista BJ Boulter. Este trabalho foi apresentado pela primeira vez, há cerca de um mês, na exposição “Ouvir o Oceano” promovida pela Marina de Lagos e pela Art Academy Marina de Lagos, no âmbito de uma cadeia multidisciplinar de eventos sobre a poluição marinha e o impacto das ações em terra sobre o mar. A escultura foi produzida com os plásticos que haviam sido recolhidos em março, na Meia Praia, numa ação de limpeza realizada por alunos e professores da Escola das Naus.

Meia Praia, Batata, Dona Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz têm agora hasteadas a Bandeira Azul, sendo que quatro delas receberam também, uma vez mais, a Bandeira Praia Acessível, galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam, também eles, desfrutar destas zonas balneares. Estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados são os principais requisitos exigidos.

Dirigindo-se aos convidados e ao público presente, a Presidente do Município salientou a importância da cerimónia e agradeceu a todas as entidades o seu contributo e envolvimento, o qual tem permitido – a par do trabalho feito pela administração - valorizar cada vez mais as zonas balneares. Referindo-se ao litoral como um paraíso, formado por um oceano magnífico e areias douradas, Maria Joaquina Matos sublinhou a enorme responsabilidade e obrigação de preservação que todas as entidades e a sociedade civil em geral devem ter para com esse património comum. Mostrou-se, no entanto otimista, ao considerar que esta perceção está cada vez mais presente, seja nas escolas, seja na consciência de cada um e de todos. Um otimismo que estendeu igualmente ao setor do Turismo, uma vez que, no seu entender, “existem todas as condições para termos um Verão bom” do ponto de vista económico.

Este ano, para além dos contentores de recolha de resíduos já habituais, as praias de Lagos vão estar dotadas de dispensadores de cinzeiros reutilizáveis destinados à recolha de beatas, de modo a evitar que este resíduo seja deixado no areal e vá parar ao mar, acrescendo como fonte de poluição.

Ao longo dos próximos dois meses os serviços de ambiente da autarquia irão promover um programa diversificado de atividades de sensibilização ambiental, que percorrerá todas as praias do concelho, com o objetivo de sensibilizar os turistas para a adoção de comportamentos ambientalmente adequados. Esta campanha conta com o patrocínio das empresas Unilever/Olá, Ecoambiente, Sopromar e Intermarché, o envolvimento dos operadores/apoios de praia, assim como de instituições locais como o Centro Ciência Viva de Lagos, a NECI e vários outras instituições.

 

Por: CM de Lagos