Sete centros da Universidade do Algarve, com um total de 279 investigadores integrados, obtiveram financiamento na nova avaliação realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Receberam nota “Excelente” o Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), coordenado por Nuno Bicho, e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), sedeado na UAlg, coordenado por Adelino Canário.

Três unidades de investigação foram classificadas com “Muito Bom”: o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), coordenado por Maria João Bebianno, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), coordenado por Mirian Tavares, e o Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (Cin Turs), coordenado por Patrícia Pinto.

O Centro de Electrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT), coordenado por Rui Guerra, e o Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), coordenado por António Fragoso, foram classificados com “Bom”.

Comparativamente à última avaliação, a UAlg manteve globalmente o mesmo financiamento para um quadro plurianual (2020 a 2023), que rondará cerca de oito milhões de euros, garantindo também a contratação de 12 Investigadores e a atribuição de 43 Bolsas de Doutoramento.

Nesta avaliação foram tidos em conta, para efeitos de classificação das unidades de investigação, critérios como mérito, qualidade, relevância e nível da internacionalização da atividade científica realizada, assim como mérito científico da equipa de investigadores e a adequação de objetivos, estratégia, plano de atividades e organização num período anterior de cinco anos.

 

Por: UAlg