«Políticas Educativas Integradas e Inclusivas» é o tema do Encontro Anual de Educação promovido pelo Município de Odemira, agendado para os dias 11,12 e 13 de julho, no Cineteatro Camacho Costa. O evento é dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e todos os profissionais da área da educação.

O Encontro terá início pelas 9.30 horas, a sessão de boas-vindas estará a cargo do Secretário de Estado da Educação, João Costa e Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro. As primeiras conferências terão como tema a “Educação Inclusiva: entre diferenças e desigualdades” por David Rodrigues, e “Ubuntu, um novo paradigma educativo – educar para a independência”, por Rui Marques. A tarde de dia 11 será dedicada à partilha de experiências e reflexões alusivas à temática do Encontro, nomeadamente a “Construção de trajetórias de sucesso. Onde estamos para onde queremos ir?”, por Iolanda Ribeiro, “Desenvolvimento de Competências socioemocionais: desafios da intervenção”, por Joana Alexandre e “Avaliar para aprender: reinventar as práticas pedagógicas, apostar na melhoria da aprendizagem”, por Domingos Fernandes.

O segundo dia do Encontro Anual de Educação inicia-se às 9.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, com intervenções de Carlos Neto, com “A importância de brincar no desenvolvimento das capacidades adaptativas e da criatividade”, Pedro Cordeiro, com “Um modelo de combate ao insucesso e abandono escolar”, e Manuel Rocha, com “As artes como um instrumento de acessibilidade e inclusão”. A partir das 14.30 horas, a iniciativa passa para a Biblioteca Municipal José Saramago, para um momento de reflexão e sessão para educadores de infância do concelho de Odemira, dinamizado por Sofia Ramalho.

O Encontro Anual de Educação encerra no dia 13 de julho, na Biblioteca Municipal José Saramago, com um momento de reflexão e debate entre Carlos Neto e encarregados/as de educação, auxiliares de educação e a animadoras/es.

Esta iniciativa decorre do projeto municipal ODETE – Odemira Território Educativo, cujo objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população, bem como à definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às caraterísticas do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa.

A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até ao dia 5 de julho, através do portal www.odemiraterritorioeducativo.cm-odemira.pt | odemiraterritorioedcativo@gmail.com | 963 363 204

 

Por: CM Odemira