No passado domingo, a Pista de Atletismo de Albufeira acolheu perto de 200 atletas de 17 clubes nacionais e internacionais, que disputaram o Campeonato Regional Absoluto. A data assinalou a reabertura da Pista, alvo de uma empreitada de requalificação que ascendeu a 300 mil euros.

A Pista Municipal de Atletismo de Albufeira foi palco da segunda jornada do Campeonato Regional Absoluto, em Atletismo, no passado domingo, 30 de junho.

Os 176 atletas de 17 clubes (13 regionais, 2 nacionais e 3 internacionais) disputaram diversas provas nos vários escalões, desde iniciados a veteranos.

A competição marcou a reabertura oficial da Pista de Atletismo, que foi recentemente requalificada pela autarquia. A empreitada, no valor de 300.577,50 euros, contemplou a substituição integral do piso em tartan, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Resultado desta intervenção, a Pista encontra-se novamente homologada e preparada para acolher eventos de nível nacional e internacional.

“Esta requalificação era urgente, dada a importância do equipamento quer para os clubes, quer para a população em geral que pratica desporto informal e que acompanha os eventos da modalidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira durante o Campeonato Regional. José Carlos Rolo demonstrou a intenção de trazer para Albufeira provas de âmbito regional, nacional e internacional que promovam o desporto e fomentem a prática do atletismo. 

O autarca desafiou ainda os utilizadores atuais e futuros a “promoverem a utilização e o respeito por este equipamento para que o mesmo possa estar sempre com a qualidade que agora apresenta, e para que o experiência de utilização seja sempre a melhor possível.”

José Carlos Rolo aproveitou para fazer o ponto da situação dos investimentos realizados no Estádio Municipal que ascendem a mais de 600 mil euros, entre a nova Pista de Atletismo, a Impermeabilização da Bancada “que vem permitir que finalmente deixe de chover no interior do espaço que é ocupado por diversos equipamentos utilizados pelo Imortal”, a colocação de novas cadeiras na mesma bancada, a aquisição de balizas, redes e novos bancos de suplentes.

De salientar ainda o investimento realizado nos Campos Sintéticos Municipais, nomeadamente com a colocação de bancadas amovíveis e a construção do muro de suporte. José Carlos Rolo avançou ainda que “a próxima prioridade da autarquia para esta zona desportiva será a substituição do relvado dos Campos Sintéticos que está já no limite em termos de uso e que necessita de ser mudado, de resto como já o fizemos em Ferreiras e iremos fazer noutros recintos desportivos”. 

Presente nesta reabertura esteve também Jorge Santos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, que congratulou o Município de Albufeira pela recuperação da Pista, “um equipamento importante para a região, que além de receber os treinos diários dos clubes vem permitir acolher eventos ligados à modalidade”.

Refira-se que a autarquia tem em curso um conjunto de investimentos na área desportiva, que incluem diversos melhoramentos das infraestruturas existentes com o objetivo de criar mais valor na sua utilização. 

 

Por: CM Albufeira