No passado dia 27 de junho, realizou-se em Bensafrim (Lagos), na sede da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, uma reunião no âmbito do projeto «Rede Regional dos Mercados Locais» (RRML).

Além da Vicentina, estiveram presentes representantes da AMAL, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) e dos municípios de territórios rurais e de baixa densidade da região aderentes ao projeto.

Integrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (P.A.D.R.E.), com o presente projeto pretende-se efetuar a reabilitação física de mercados locais, com vista a torná-los mais atrativos e adequados à instalação dos produtores locais. É igualmente objetivo do projeto a implementação de um Plano de Comunicação e Animação da Rede, de forma a dar maior visibilidade a estes espaços, contribuindo para a valorização dos produtos locais e dinamização dos produtores locais.

Pretende-se igualmente desenvolver uma componente ligada aos mercados locais de produtores, de forma a incentivar as vendas diretas e as cadeias curtas agroalimentares, permitindo assim o contato direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo assim para a melhoria da dieta alimentar, através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento socioeconómico destes territórios.

Neste contexto, a DRAP Algarve destaca o facto de estar em fase de implementação o “Estatuto da Agricultura Familiar”, cujo regulamento está em vigor (consultar o link https://dre.pt/application/conteudo/115933868), onde se visa «reconhecer e distinguir a especificidade da Agricultura Familiar» nas dimensões económica, territorial, social e ambiental, promover políticas públicas para o extrato socioprofissional em causa, bem como promover e valorizar a produção local e melhorar os respetivos circuitos de comercialização.

Faro, 4 de julho de 2019

 

Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

Divisão de Comunicação e Documentação