Depois da visita da centenária filarmónica francesa Harmonie des Mineurs de Roche La Molière a São Brás de Alportel no âmbito de um intercâmbio musical, chegou a vez de a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel visitar Roche la Molière.

Dois anos depois, as bandas reencontram-se em França para a comemoração do feriado nacional francês, o Dia da Bastilha, e formalização do protocolo de geminação.

O convite para esta viagem partiu da Harmonie des Mineurs, no âmbito da colaboração cultural com a filarmónica de São Brás de Alportel, iniciada em 2015, aquando do início da geminação entre os municípios português e francês, oficializada em 2017.

Esta proposta de intercâmbio musical resultou das vontades de Miguel Dias, um são-brasense que reside e trabalha em Roche La Molière, e Hervé Freycenon, diretor do Centre Musical, que visitaram São Brás de Alportel para lançar o desafio e a filarmónica aceitou-o.

Após várias iniciativas em que se incluem visitas de músicos, da Harmonie des Mineurs e dirigentes das bandas envolvidas à vila francesa e São Brás de Alportel, chegou o momento de reunir pela segunda vez os dois grupos de músicos portugueses e franceses. Assim, os cerca de 30 músicos da Filarmónica de São Brás de Alportel participarão em conjunto com a Harmonie des Mineurs nas celebrações do dia da Bastilha, entre 11 e 14 de julho de 2019.

A primeira atividade foi no dia 8 de julho, com um concerto de apresentação do repertório a executar em França, gratuito, na parada dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Em Roche la Molière o programa inicia-se no dia 11 de julho, em que a filarmónica portuguesa dará um pequeno concerto de repertório nacional. No dia 12 de julho, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel dará um concerto em  conjunto com a Harmonie des Mineurs de Roche la Molière, enquadrado nas festas de verão da vila. Por fim, a

14 de julho as duas bandas voltam a juntar-se para tocar na cerimónia solene do dia da Bastilha.

Além da componente musical do programa da visita, estão previstas iniciativas de carácter oficial, contactos com a comunidade portuguesa e visitas culturais e gastronómicas por Roche la Molière e Lyon.

Acrescentamos ainda que esta será a primeira vez que a Filarmónica de São Brás de Alportel sai de Portugal.

 

Por: Banda Filarmónica de São Brás de Alportel