No passado dia 27 de junho, depois de uma visita ao Serviço de Pediatria do Hospital de Portimão, o Grupo Parlamentar do PCP dirigiu a pergunta n.º 2394/XIII/4.ª ao Ministério da Saúde, alertando para as consequências gravosas da carência de médicos pediatras, quer na Urgência Pediátrica, quer no Bloco de Partos do Hospital de Portimão.

Uns dias depois, a maternidade do Hospital de Portimão foi encerrada (no fim de semana de 6/7 de julho), o que, de acordo com um comunicado do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), se deveu ao facto de «não ser possível garantir o apoio de pediatra com competências na área da neonatologia na referida unidade».

O comunicado do CHUA adiantava ainda que as parturientes "com condições para serem transferidas em segurança, serão encaminhadas para a Unidade Hospitalar de Faro". Contudo, de acordo com notícias vindas a público, nesse fim-de-semana uma grávida de 28 semanas terá sido transferida do Hospital de Portimão para o de Évora, já que a maternidade do Hospital de Faro também não teria capacidade para dar resposta aos prematuros devido à falta de profissionais.

Estas são situações que não deveriam estar a ocorrer, exigindo-se da parte do Governo medidas céleres e decisivas que garantam que as maternidades dos hospitais de Faro e de Portimão possam funcionar normalmente, dispondo para o efeito de um número adequado de médicos especialistas.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio dos deputados Paulo Sá, eleito pelo Algarve, e Carla Cruz, questionou a Ministra da Saúde, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

Confirma o Governo que durante o encerramento da maternidade do Hospital de Portimão, no passado fim-de-semana, uma grávida de 28 semanas teve de ser transferida desse hospital para o de Évora, já que a maternidade do Hospital de Faro também não teria capacidade para a receber?

Que medidas, céleres e decisivas, irá o Governo tomar para garantir o normal funcionamento das maternidades dos hospitais de Faro e de Portimão, designadamente ao nível dos recursos humanos?

 

Por: GP PCP